Euskadi - Descubra com uma degustação dos diferentes tipos de vinho Txacolí

Pin
Send
Share
Send

Vinhedos de Bodegas Berroja em Urdaibai em Euskadi

Eu sempre gostei do txacoli, bem como outros vinhos frescos, como ribeiro e sidra natural.

Agora até o viagem a Euskadi há pouco tempo tive a oportunidade de desfrutar, não sabia que havia muitas variedades diferentes de txacolí.

Em Vinícolas de Berroja, no belo enclave natural do Reserva da Biosfera de Urdaibai, nos arredores do estuário de Mundaka, participei de um dia de enoturismo com uma degustação de txacolís onde tive a oportunidade de provar até cinco especialidades diferentes.

Vinhedos de Bodegas Berroja em Urdaibai em Euskadi

Ele txacoli É um vinho do ano, tradicionalmente feito em aldeias, com bolhas leves e teor alcoólico reduzido (9,5 graus), servido fresco. Mas tem uma acidez característica que é um vinho não tão fácil de beber em todo o mundo.

Tradicionalmente, para servir os Txacoli era necessário jogue fora como acontece com a cidra, de modo que quebrou no copo, mas atualmente não é mais assim.

Sob a denominação de origem de txacolí, e cumprindo a norma de que, em sua elaboração, pelo menos 80% da uva nativa é usada Hondarribi Zuri, redondo, mais fácil de beber txacolis são comercializados, mas em alguns casos nem parecem ser.

De fato, existem agora três denominações de origem: txacolí de guetaria, que era a denominação inicial, o Vizcaya txacoli e ele txacolí de Alava.

Txacolí de Bodegas Berroja em Urdaibai em Euskadi

Especificamente, a denominação de origem de txacolí de guetaria Foi criado em 1990 e abrangeu apenas vinhos produzidos nas áreas de Guetaria, Zarauz e Aya. Mas em 2007 a área geográfica foi estendida a Guipuzcoa, embora a denominação inicial tenha sido mantida do gueto.

No Degustação de Txacolís por Bodegas Berroja Pude ver a grande diferença de sabor entre as elaborações mais tradicionais e as mais modernas.

A maneira tradicional de fabricar txacoli implica que, após a colheita da uva desde o final de setembro, a prensagem é realizada nas uvas e o mosto é fermentado a uma temperatura controlada, entre 15 e 30 dias.

Paisagem de vinhas em Urdaibai em Euskadi

Finalmente, após alguns meses de descanso, você está pronto para o consumo. Em suma, um vinho que você deve beber um ano, e o mais tardar um ano e meio após a sua elaboração.

Txacolí de guetaria É aquele que mantém o sabor mais tradicional, com a acidez acima mencionada, que é exatamente o que eu sempre gostei neste vinho.

Miguel Garaizábal, que criará o Vinícolas de Berroja Em 1995, com uma plantação inicial de três hectares de vinhedos, ele nos disse que em sua produção mantinham aquele sabor característico, embora reduzissem um pouco a acidez, já que é o que dá personalidade ao Txacolí em comparação com outros vinhos brancos que são produzidos na região. mundo

Atualmente, em Vinícolas de Berroja, que possui uma área de 20 hectares de vinhedos, são produzidas cerca de 70.000 garrafas por ano do clássico txacolí. Mas eles também oferecem outra variante de txacoli mais elaborado, envelhecido em levedura morta por dois anos, a partir do qual eles produzem 5.000 garrafas por ano.

Se você estiver interessado em aprofundar o conhecimento da elaboração do tradicional Txacolí, quando viajar pelos lugares de Ambiente natural de Urdaibai Você pode se inscrever para as visitas guiadas às vinícolas, bem como degustação de txacolís, em uma atividade de enoturismo.

Paisagem de vinhas em Urdaibai em Euskadi

Pin
Send
Share
Send