La Felguera - Visitar o aço e as casas dos trabalhadores como museu

Pin
Send
Share
Send

Antiga torre de resfriamento, sede atual do Museu Musi das Indústrias Siderúrgicas de La Felguera

Uma das atrações de viajar pelos países do norte da Europa é a possibilidade de visitar museus vivos, onde mostra como as pessoas viviam nos séculos anteriores.

É esse o caso, por exemplo, de Suéciaou mesmo de Alemanha, onde você pode ver museus com casas de campo totalmente recuperadas e decoradas com móveis da época e até com atores que personificam os supostos residentes neles.

Esses museus representam uma recuperação de patrimônio culturale são muito atraentes para serem visitados.

A esse respeito, você acha que um fábrica de aço E as casas onde os trabalhadores que trabalhavam neles residiam podem ser convertidas em museu?

Musi, Museu da Siderurgia em La Felguera nas Astúrias

Esse é o caso do histórico fábrica de aço que em 1857 foi construído em La Felguera, e que por mais de um século levou ao grande desenvolvimento industrial da área de Langreo, em Astúrias.

Atualmente, após a reconversão industrial dos anos 80, a torre de resfriamento da antiga fábrica, agora desaparecida, tornou-se um museu, o Musi, cujo objetivo é a recuperação do patrimônio industrial e cultural.

Localizada ao lado da estrada de carvão e da Ferrovia Langreo, que ligava as minas de carvão próximas e o porto de Gijón, a siderúrgica construída pela Rioja Pedro duro Dedicou-se à produção de ferro e, posteriormente, aço, aproveitando os recursos naturais próximos do carvão da bacia de mineração e das águas do rio Nalón.

Modelo da fábrica de aço no Musi de La Felguera

Com o início do século XX, e após a constituição da empresa Sociedade de metalurgia dura Felguera, tornou-se a maior siderúrgica da Espanha, até que a preeminência foi substituída nos anos 40 por Fornos altos Vizcaya.

Finalmente em 1984 a antiga fábrica foi demolida e sua produção de aço mudou-se para o litoral, para as fábricas de Ensidesa.

Agora é possível recordar a história do que significou para esta área das Astúrias osiderúrgico de Pedro Duro. De entrada, La Felguera e o conselho de Langreo eles são o desenvolvimento urbano resultante da instalação e do boom industrial da fábrica.

Musi, Museu da Siderurgia em La Felguera nas Astúrias

Quando você vai para visite os Musi, Museu do Aço das Astúrias, você verificará que está localizado em uma enorme torre de resfriamento que fazia parte das instalações industriais.

Durante a sua visita, você poderá ver máquinas, elementos industriais e o cotidiano dos operários, além de mostrar informações didáticas amplas sobre o que a empresa siderúrgica de La Felguera significou para as Astúrias.

Mas, do meu ponto de vista, o que provavelmente chamará sua atenção é o poder visite uma antiga casa de trabalho no bairro Urquijo, localizado próximo ao local da antiga fábrica.

Musi, Museu da Indústria Siderúrgica do bairro operário de Urquijo em La Felguera

Efetivamente para visite os Musi, é aconselhável combinar os horários de início do visitas guiadas que são realizadas não apenas dentro do museu, mas também pelas instalações adjacentes.

Especificamente, para o Bairro Urquijo, oito blocos habitacionais promovidosem 1916 pela própria empresa siderúrgica de La Felguera, com o objetivo de ser uma residência para trabalhadores qualificados.

Agora, durante o visita guiada ao Museu do Aço das Astúrias, você pode ver uma das casas com os móveis e acessórios domésticos dessas casas dos anos 20.

Você pode sentir a atmosfera e, de certa forma, imaginar o modo de vida dos siderúrgicos. Com as diferenças lógicas, uma nota semelhante à que você sente ao visitar um museu vivo nos países do norte da Europa.

Pena que seja uma estadia tão pequena e que o conceito não possa ser mais desenvolvido aproveitando as instalações que ainda permanecem da antiga siderúrgica.

Habitação de trabalhadores no bairro de Urquijo, ao lado da antiga fábrica de aço de La Felguera

O horário de visita do Museu do Aço das Astúrias são, durante o verão (julho a setembro), de terça a sábado, das 10h30 às 14h30 e das 16h30 às 19h30. Aos domingos, apenas de manhã e às segundas-feiras, está fechado.

No restante do ano, o horário é das 10h às 14h e das 16h às 19h.

O preços dos ingressos São 3 euros para a visita por conta própria do museu, e o preço já inclui a visita guiada, se você for no momento do início da mesma, que dura 45 minutos.

Se você participar do visita guiada Além de visitar o museu, leva-o até a residência do bairro Urquijo, o preço é de 5 euros e dura 90 minutos.

Aqui você tem o Visitas guiadas aos Musi.

Mais informações sobre Musi

Pin
Send
Share
Send