Sugestões práticas para a Guatemala

Pin
Send
Share
Send

A primeira das sugestões que lhe daremos para a Guatemala é sobre o transporte entre aeroportos em Nova York, caso você precise fazer isso, como aconteceu conosco que tivemos que ir de JFK a Newark, para pegar o voo para a Cidade da Guatemala .
Uma das opções para mudar o aeroporto é o ônibus, custa US $ 27 por pessoa, mas para vá de JFK para Newark Tivemos que fazer uma troca de ônibus em Manhattan, então 5 horas (que no final são menos, já que você precisa contar com a coleta de bagagem, passar na alfândega, nos controles ...), ficamos curtos.
Outra opção seria pegar um táxi por cerca de 125 dólares ou optar por um transporte privado como o Blacklane, que sai por cerca de 120 dólares. Embora seja verdade que esta última opção é o dobro do ônibus, acreditamos que, considerando a distância e, especialmente, a salvando de tempo, vale a pena e mais quando você quer ir com segurança e não perder o voo.

Se há algo importante em qualquer viagem, é para torná-lo seguro. Para isso nada melhor do que ter um bom seguro de viagem.
Sempre viajamos com a Mondo, com quem seguramos um seguro totalmente adequado às necessidades que teremos na viagem.
O processo de contratação é muito fácil e intuitivo e também, apenas por ser um leitor de viajantes de rua, você tem um desconto de 5%.

Complete a lista dos 10 lugares essenciais para visitar na Guatemala.

 Mudança na Guatemala. Mudança de euros para quetzales: se você pode esquecer diretamente a mudança no Aeroporto em Cidade da Guatemala, uma vez que oferecem uma taxa de câmbio muito desfavorável. No nosso caso, no único escritório que encontramos aberto quando chegamos, eles nos deram 6,74 quetzales somente se trocássemos 1000 euros, 6,24 quetzales se alterássemos menos que esse valor.
A melhor opção é em Antígua ir ao Banco Agromercantil, localizado em um dos cantos do Central Plaza. Este é o único banco em Antígua que muda euros para quetzales. Se você carrega dólares, não terá problemas, uma vez que eles são trocados em qualquer banco e até nos hotéis, embora no último caso diga que eles geralmente trocam apenas 25 dólares por dia.
No banco, a mudança é bastante favorável; no nosso caso, eles nos deram 8,20 quetzales por euro e sem adicionar nenhuma taxa de comissão. O valor máximo que pode ser alterado é de 500 euros por pessoa, por dia.

Lembre-se de que, para não pagar comissões e sempre ter a alteração atual, recomendamos que você use o cartão N26 para pagar e os cartões Bnext e Revolut para obter dinheiro nos caixas eletrônicos. Eles são os que usamos, Eles são gratuitos e economizarão muito.
Você pode encontrar mais informações neste artigo sobre os melhores cartões para viajar sem comissões.

Cartão SIM na Guatemala: Na Guatemala, existem várias empresas com as quais você pode contratar um cartão SIM com o qual você pode conversar e navegar com seu celular, desde que seja gratuito.
Você tem as seguintes opções:
- Movistar (localizado na rua 4 Poniente): é mais econômico do que o que encontramos depois de analisar várias opções. Nos ofereceram um cartão SIM gratuito para 41 quetzales, além de uma carga de 1,5 Gb, além de chamadas locais gratuitas e 20 mensagens para os números da Movistar por mais 90 quetzales. No total, o preço foi de 131 quetzals para tudo. Também tivemos a opção de adquirir um cartão de 3 GB para 150 quetzals.
Este cartão, assim como as outras empresas, pode ser recarregado sempre que você desejar, em todos os pontos que oferecem este serviço.
- Claro (localizado na 5 North Avenue): foram cobrados 90 quetzales pelo cartão SIM gratuito e 130 quetzales pela recarga de 1,5 Gb.
-Tigo: Embora saibamos que eles existem, em Antígua não encontramos nenhuma agência específica da empresa, embora, quando perguntados, fomos informados de que havia várias no centro da cidade.

Após a viagem à Guatemala e Honduras e depois de adquirir o cartão SIM Movistar, temos que dizer que durante quase toda a viagem tivemos cobertura na Guatemala, exceto em algumas áreas mais remotas de El Petén e Semuc Champey, onde vimos que as pessoas que A Claro usou sim que tinha pouca cobertura, quando a nossa da Movistar foi totalmente anulada.
Hoje, definitivamente escolheríamos a Claro ou a Tigo, pois vimos que são as empresas com maior cobertura no país.
Como uma dica extra, recomendamos que, depois de adquirir o cartão, na mesma loja, peça para eles fazerem o processo de recarregamento. Da melhor maneira para verificar se todo o processo está correto e você pagou a taxa solicitada.

Outra opção é optar por comprar um Cartão SIM Holafly estar na Espanha, com a qual você terá internet a partir do momento em que aterrissar, poupando o tempo todo das negociações e tornando todo o processo de ter internet na Guatemala muito mais confortável, rápido e fácil.
Nesse caso, com o Holafly SIM, você terá vários Gb para navegar na Internet (dependendo da opção escolhida), eles o enviarão gratuitamente em casa, você manterá o seu número do WhatsApp e o serviço de assistência em espanhol. Você pode comprar seu cartão SIM pré-pago Holafly aqui com uma 5% de desconto por ser nosso leitor

Mais informações no post Holafly, o melhor cartão SIM pré-pago para viagens

Antes de viajar para a Guatemala É altamente recomendável que você vá ao centro de vacinação mais próximo e consulte a possibilidade de vacina contra a cólera. Esta vacina tem um "efeito secundário", que é para prevenir a diarréia do viajante. É uma vacina oral e dura dois anos. Estamos em uso há vários anos e devemos dizer que nunca mais tivemos problemas de estômago em nenhuma das viagens que fizemos. .


Na Guatemala, você pode ligar para o número de telefone 1500, serviço 24 horas, onde eles fornecerão todas as informações turísticas necessárias: dias de abertura de locais de interesse, visitas recomendadas, horários e preços ...

Miradouro do Cerro de la Cruz em Antígua: Lemos que a melhor época para ir a Cerro de la Cruz era ao pôr do sol, mas sabendo que havia muita gente naquela época, nessa época do ano, é aconselhável subir cerca de 3:30. à tarde, e com alta probabilidade de nublado, recomendamos que você levante cedo pela manhã; nesse momento, verifique se está praticamente sozinho e com vistas deslumbrantes.
Você pode subir, embora não seja recomendado, pois é conhecido por ataques na área; portanto, é melhor andar de moto ou tuktuk, por cerca de 30 quetzales ida e volta.

Miradouro do Cerro de la Cruz

Lemos que o Mercado de Chichicastenango é um dos lugares onde há mais batedores de carteira na Guatemala. Nossa experiência foi totalmente contrária a isso, uma vez que não tivemos nenhum contratempo ou em nenhum momento tivemos um sentimento de insegurança. Embora independentemente disso, acreditamos que é melhor não carregar nada nos bolsos, incluindo o celular (conhecemos vários casos de roubo do celular carregando no bolso da calça) e colocar a mochila na frente para poder controlá-la.

 Mercado de Chichicastenango: a verdade é que depois de tudo o que lemos sobre o local, esperávamos encontrar muito mais artesanato e a verdade é que se você está procurando algo "fora do comum", temos que dizer que este não é o seu lugar.
Depois de muitas voltas, encontramos uma bela pintura pequena, mas não conseguimos perder 190 quetzals (embora, apesar disso, ele tenha vindo conosco).

Mercado de Chichicastenango

 Preços na Guatemala: Disseram-nos que na Guatemala eles costumam inflar os preços três vezes. Nossa experiência é que esse nem sempre é o caso, é mais, eles geralmente aumentam o preço, mas 20%. A melhor coisa a verificar se é um preço justo, se você pechincha e não desce quando sai da loja, é que o preço que lhe foi dado é o correto.

 Dirigindo na Guatemala: Embora os habitantes locais garantam que na Guatemala não é muito bem conduzida, nossa experiência é bem diferente. Verificamos que eles dirigem a uma velocidade limitada, a buzina não é tocada se não houver necessidade e as regras de trânsito forem atendidas, exceto para passagens de pedestres, que normalmente não funcionam como deveriam.

 Transporte na Guatemala:
- Ônibus de frango: Ônibus usados ​​rotineiramente pela população local. Neles, não há limite de capacidade nem têm assentos designados. Ele problema é que eles não são considerados muito seguros, tanto para a direção propriamente dita quanto para as extorsões sofridas pelos motoristas, por isso não são aconselháveis ​​para viagens longas.

Ônibus de frango na Guatemala

- Carrinhas compartilhadas: Este é ele meio de transporte mais usado na GuatemalaPara turistas. São vans com capacidade para 12 a 15 pessoas, que podem ser contratadas por agências ou acomodações. As vans compartilhadas cobrem as rotas mais importantes e turísticas do país. Eles têm preços fixos, são bastante confortáveis, apesar de algumas estradas não serem muito, e eles fazem paradas a cada 2-3 horas para comprar algo, esticar as pernas ou comer.
A maioria deles procura por você para o alojamento ou ponto em que você fica no dia da contratação e o deixa no alojamento do destino ou no local indicado.

- Ônibus noturnos / diurnos: Existem várias empresas, embora as mais recomendadas sejam Maya de Oro ou Hedman Alas, a última também presente em Honduras. Eles cobrem algumas das rotas mais turísticas, como da Cidade da Guatemala a Flores, nas quais você pode optar pela viagem noturna, ganhando praticamente uma viagem de um dia. Esses ônibus têm duas classes: executivo e executivo plus.
Ambos têm assentos reclináveis, muito melhores do que os de aviões, televisão, bebidas e lanches e banheiro nas costas.

Quanto tempo eu preciso para visitar a Guatemala? Temos que dizer que a Guatemala é um país que viaja bem em cerca de 15 dias, para conhecer suas áreas mais turísticas, mas é perfeito se você tiver mais alguns dias. Por exemplo, Antígua, você pode encontrá-la em um dia, mas tem 2-3 dias, é perfeito para se divertir. O mesmo acontece com o lago Atitlán ou a área de Flores.

Na maioria dos restaurantes ou cafés da Guatemala existem serviço wifi grátis, a maioria de boa qualidade.

 Panajachel: Em Panajachel, você encontrará lembranças de todos os tipos, a preços um pouco mais altos do que no mercado de Chichicastenango, mas com mais possibilidades de barganha do que no mercado.

Como visitar as aldeias do lago Atitlán:
A melhor maneira de visite as aldeias do lago Atitlán É de barco. Você está em qualquer uma das aldeias mais visitadas. No cais, você sempre encontrará um barco disponível que pode levá-lo a qualquer outro lugar. aldeia do lago Atitlan. Embora você tenha em mente que, a menos que você contrate um barco particular, ele sairá quando estiver completo; portanto, os horários não são garantidos.
O preço de um barco particular no lago Atitlan durante todo o dia, viajar por 4 aldeias, San Marcos la Laguna, Santiago de Atitlán, San Pedro la Laguna, San Juan la Laguna, é de 450 a 500 quetzales.
Se você quiser fazer o tour habitual e mais turístico do aldeias do lago Atitlan em barcos compartilhados, o preço é bastante reduzido, cerca de 25 a 50 quetzais por rota, dependendo da origem e do destino.
O serviço de barco no lago pode ser contratado diretamente no cais de qualquer uma das aldeias ou nos alojamentos. Este formulário é totalmente recomendado se você tiver tempo suficiente, pois os preços são muito mais baratos.

O aldeias do lago Atitlan Você também pode visitar as estradas ou caminhos que as percorrem, embora isso seja algo que, de acordo com as informações que eles nos deram e lemos, não seja muito aconselhável devido às notícias de assaltos ocorridos nos últimos tempos.

Lake Atitan

Você terá as melhores vistas do Lago Atitlan a partir do Panajachel jetty. Recomendamos que você venha aqui logo pela manhã, quando ainda não há turistas, os barcos não chegaram e a água está completamente parada. A imagem asseguramos que você não a esquecerá.

Quanto tempo no lago Atitlan?: A verdade é que o lago Atitlan é um daqueles lugares que merece ser desfrutado por vários dias, saboreando-o lentamente e sem pressa. Infelizmente, não tivemos a oportunidade, mas retornaremos com certeza.

Turismo na Guatemala: Ao contrário do que possa parecer, a Guatemala é um país turístico, embora, acima de tudo, você encontre países locais e vizinhos. Isso torna possível visitar a maioria dos locais de interesse praticamente sozinho.

 Bilhetes para Tikal em Guatemala:
-O entrada para Tikal Custa 150 quetzales que dão acesso ao parque e a todo o sítio arqueológico.
-Se você chegar ao parque depois das 3:30 da tarde, poderá comprar o ingresso para 150 quetzales e terá acesso nessa mesma tarde e também na manhã do dia seguinte. Isso é algo que lemos que não existia mais, mas foi confirmado que ele ainda estava em vigor.
-Se você chegar antes das 3:30 da tarde e quiser apenas ver o pôr do sol em Tikal, poderá pagar um bilhete de 100 quetzales
- Se você fica no Tikal Park, chega antes das 3:30, não quer ver as ruínas e não quer ver o pôr do sol, infelizmente também precisa comprar a entrada de 100 quetzales, o mais barato, para ver o pôr do sol, embora Não quero vê-lo, porque se não for impossível entrar no parque.
- Tikal fecha às 6 da tarde, mas você pode ficar lá dentro para assistir o pôr do sol.
- Opção extra: Como comentamos, para ver o pôr do sol, você deve pagar 100 quetzales, mas se você explicar ao guardião que você só vê o pôr do sol no templo IV e que o visitará no dia seguinte, eles geralmente fixam o preço em 20 quetzales por pessoa.

Pôr do sol incrível do templo II em Tikal

 Nascer do sol em Tikal: Você pode fazer o passeio ao nascer do sol em Tikal hospedando-se em um dos hotéis que estão dentro do parque, como o Tikal Inn, o Jaguar Inn Tikal ou o Jungle Lodge, por meio de uma agência ou gratuitamente, embora essa última opção seja o menos recomendado e mais se você não conhece o parque, pois ele deve ser acessado quando ainda é noite.
Dicas para ver o nascer ou pôr do sol em Tikal: levar lanterna, anti mosquitos e mapa. É fácil se orientar, mas não custa nada, especialmente quando não há sinal de qualquer tipo e o GPS não funciona dentro do parque.

Lemos que as escadas para os templos de Yaxhá e Tikal eram "perigoso"ou muito cansada. Eu (Vanessa) que tenho vertigem e geralmente não pratico esportes, tenho que dizer que elas não representam nenhuma dificuldade. Você só precisa ter cuidado se chover, pois, de madeira, escorrega muito.

Subindo ao Templo das Mãos Vermelhas em Yaxhá

 Lembranças em Tikal: Na área de controle de ingressos, existem várias lojas onde eles vendem esculturas em madeira muito legais a preços razoáveis, dado o trabalho envolvido. Eles pedem 700 quetzales para um barco de uma extensão mais ou menos que você pode reduzir para cerca de 350-400 quetzales.

 Flores: Em Flores, você encontrará tudo o que precisa, de muitos lugares onde você pode comprar artesanato a inúmeras agências onde você pode contratar excursões a Palenque, o Mirador ... Você também pode trocar dólares por quetzals na maioria das lojas, com uma boa mudança.

Segurança na Guatemala e Honduras: Temos que confessar que esse foi um dos pontos que mais valorizamos quando começamos a preparar a viagem à Guatemala e Honduras e que é precisamente que a segurança não é algo muito valorizado nesses dois países.

Durante a viagem, conversamos com muitos locais e vários guias sobre esse assunto e todos concordam com o mesmo:
- El Petén é a área mais segura da Guatemala. Aqui não há problema com o turista, você pode até alugar um carro sem problemas
- Na Cidade da Guatemala, é preciso ter muito cuidado, pois há assaltos e agressões frequentes aos turistas, por isso é aconselhável não trazer objetos de valor à vista e evitar sair à noite.
- Resto da Guatemala: se houver insegurança, é especialmente entre a população local (geralmente). Como eles nos explicaram: "se eu brigar com meu amigo, não podemos consertar e ele tem dinheiro: contrate alguém para me matar"Isso pode acontecer entre a população local, mas não com o turista, se você não entrar em nenhum assunto espinhoso. Então se você quiser viajar para a Guatemala, essa segurança não é um problema para isso.

Mochila ou mala para viajar para a Guatemala?
Dizendo que você fará a viagem de graça e, portanto, você viajará em vans compartilhadas, onde a bagagem fica no topo, sem dúvida, é melhor viajar de mochila para a Guatemala. Além disso, recomendamos que você carregue uma capa à prova d'água e que nas vans, embora, se chover ou houver previsão, cubram a bagagem com uma lona, ​​é melhor carregar uma capa e evitar molhar.

Carrinhas compartilhadas em Guatemala

O transporte de um GPS offline, como o aplicativo CityMaps2Go, é uma boa opção. Por exemplo, em ônibus noturnos, eles não notificam as estações; portanto, se você não souber onde está, provavelmente perderá sua parada. Maya de Oro, por exemplo, em Flores, antes da estação de Santa Elena, localizada no meio da estrada, de onde o leva em uma van compartilhada, incluída no preço, até Flores. Mas isso não é notificado quando você compra o ingresso.

 Atravesse a fronteira da Guatemala para Honduras:
Se você for a Copán em Honduras, atravessará a fronteira da Guatemala para Honduras através da cidade de El Florido.
- Antes de cruzar a fronteira, você passará pelo escritório de imigração da Guatemala, onde seu passaporte é lacrado com a partida do país. Não pagamos nada e, quando perguntamos, eles nos disseram que nunca cobram aqui, embora tenhamos que dizer que lemos que às vezes cobram entre 15 a 25 quetzals, que recomendam pagar, para evitar contratempos.
- Se você deseja trocar quetzales por lempiras ou euros, isso sempre ocorre de acordo com a nossa experiência, mesmo no estacionamento dos escritórios de fronteira, geralmente há cambistas. Nós, depois de verificarmos a mudança do momento na internet, mudamos ali mesmo, onde fizeram exatamente a mesma alteração que vimos na internet.
- Se esta opção não o convencer, você pode trocar no escritório do Banrural, que fica logo na passagem da fronteira.
- Uma vez com o passaporte carimbado com a saída da Guatemala, você terá que andar / carro até o escritório de imigração de Honduras, localizado a alguns metros à frente, onde após algumas perguntas, eles devolvem seu passaporte com um carimbo de entrada para Honduras .
- no escritório de imigração de Honduras um pagamento de entrada deve ser feito para o país de 67 lempiras ou 30 quetzales. Você pode pagar em qualquer uma das duas moedas.

 Acomodações em Cayos Cochinos: Aconselhamos que, se você estiver interessado neste tópico, leia as postagens que escrevemos sobre esse tópico em nossa sala.

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol da Guatemala pelos viajantes:

- Chichicastenango e Lago Atitlan: excursão saindo de Antígua
- Dias de excursão a Tikal Flores com almoço
- excursão de 1 dia ao vulcão Pacaya
- Antigua Guatemala: excursão da cidade da Guatemala

- Muitas mais excursões e passeios aqui

Restaurantes em Guatemala e Honduras

Introduzindo os conselhos sobre gastronomia, em primeiro lugar, recomendamos o Canto típico em Antígua, uma referência da cidade, que recomendamos que você não perca. Eles oferecem apenas dois pratos: frango com enfeite ou carne estufada. Pedimos um prato de cada um, acompanhado por dois refrigerantes Jamaica da casa para 60 quetzales

Comer no canto típico de Antígua

Outra recomendação em Antígua é o restaurante Why No?, Um lugar que garantimos, não o deixará indiferente. Pedimos berinjela parmesão e uma quesadilla de frango, além de duas limonadas por 150 quetzales.

Jantar no por que não? em Antígua

O restaurante Hana em Panajachel, localizado na rua 14 de fevereiro, a menos de Casa Cakchiquel, é outra recomendação que podemos fazer.
Pedimos a oferta do mês de 16 rolos de peixe frito por 65 quetzales, além de atum apimentado, cerveja japonesa e coque por 193 quetzales, o que nos deixa mais do que surpresos e é que, embora pareça mentira, é um restaurante japonês completo .

Comer no restaurante Hana

E, finalmente, e não menos importante, se não exatamente o contrário, temos que agradecer especialmente a Alanxelmundo e seus vídeos do YouTube, graças a eles descobrimos muitos lugares incríveis em um país que, apesar do que você pode ler ou ouvir, como ele diz "a única coisa que vai roubar de você é o coração"

Pin
Send
Share
Send