De Nazaré ao Mar Morto e ao mosteiro de São Jorge

Dia 4: NAZARETH - SAN JORGE MONASTERY - MAR MUERTO - EIN GEDI

Segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Hoje temos um dia muito longo, então começamos o dia às 7 da manhã, com a idéia do café da manhã e vamos imediatamente conhecer todas as visitas essenciais em Nazaré. Após esta visita à cidade, iremos de carro de Nazaré ao Mar Morto, parando antes no Mosteiro de São Jorge.
Tomamos café da manhã como reis na sala de pequenos-almoços do Fauzi Azar Inn Hotel e, depois de consultar algumas coisas sobre nosso planejamento hoje, faremos o check-out, despedir-nos de nossos anfitriões Maoz Inon e Suraida e continuar nosso viagem a Israel e Palestina.

Tomando café da manhã no Fauzi Azar Inn Hotel em Nazaré

Adeus ao Fauzi Azar Inn Hotel. Temos certeza de que um dia retornaremos !!

Voltamos às ruas do souk que viajamos ontem e, à luz do dia, tudo parece bem diferente.
Parece incrível que uma cidade mude muito com o passar das horas ...

Depois de colocar as malas no carro, procuramos o parquímetro para nos manter calmos nas horas que restam para nossa visita a Nazaré.
Percorremos a rua várias vezes, antes de perguntar algumas vezes onde a máquina deve pagar. Temos a sorte de conhecer um homem que nos ajuda na árdua tarefa de querer pagar pelo estacionamento e, finalmente, encontramos a pequena máquina feliz.

Finalmente encontramos o parquímetro! Nazaré

O preço ou achamos bastante barato em comparação com outras coisas. Pagamos 10 shekels por 2 horas de estacionamento.
Seguindo a mesma rua, na direção oposta ao hotel Fauzi Azar Inn, encontramos o restaurante Tishreen onde jantamos ontem.

Restaurante Tishreen em Nazaré

Além disso, como o resto da cidade, vemos isso totalmente diferente de como vimos ontem.
Verificamos novamente o mapa e o guia, que indicam que a Igreja de San Gabriel, o Poço de Maria e o spa estão a poucos metros de distância.
Ficamos muito claros que a partir deste momento da viagem para Israel e Palestina Começaremos uma visita ininterrupta a igrejas, capelas e outros lugares religiosos e, apesar de não sermos fiéis, estamos ansiosos para aprender a história de um país onde seu nome já soa assim ...

Informações mais práticas para preparar sua viagem a Israel

- 10 lugares essenciais para ver em Israel
- 10 dicas essenciais para viajar para Israel

Chegamos à praça que abriga a Igreja de São Gabriel em Nazaré, construído no final do s. XVII sobre outras igrejas anteriores.
De acordo com as crenças greco-ortodoxas, o anjo Gabriel não apareceu para Maria em sua casa, mas ela foi apresentada a ele no local onde iria coletar água.
Esse local é a atual Igreja de San Gabriel, que hoje em dia possui uma enorme árvore de Natal que dá ao quadrado uma nota de cor extraordinária.

Praça da igreja de San Gabriel. Nazaré

Árvore de Natal na Igreja de São Gabriel em Nazaré

Natal na Igreja de São Gabriel em Nazaré

Antes de entrar na igreja, paramos para ver as grafites do lado de fora, ao lado da porta de entrada.

Entrada da Igreja de São Gabriel em Nazaré

Grafites na entrada da Igreja de San Gabriel

Uma vez lá dentro, encontramos algo que não esperávamos, uma atmosfera calorosa e amigável, que nos envolve e nos leva diretamente à atual cripta restaurada, onde encontramos a primavera que alimenta o poço que está do lado de fora.

Interior da Igreja de San Gabriel

Cripta da Igreja de São Gabriel em Nazaré

Detalhe da cripta, que abriga a primavera ... Igreja de San Gabriel

Estamos aqui há muito tempo, talvez porque seja a primeira igreja que visitamos, talvez porque a atmosfera seja especial. Talvez apenas porque sentimos vontade ...
O que podemos dizer é que a sensação de paz que nos rodeia é algo especial.
Deixamos a Cripta da Igreja de São Gabriel quase forçada no momento e por que agora temos que seguir o caminho para outra das visitas essenciais em Nazaré, a Basílica da Natividade.
Mas antes de pararmos por um tempo, pararemos diante do poço de Maria, localizado na praça, em frente à Igreja de São Gabriel. É aqui que se acredita que o anjo Gabriel apareceu a Maria e que suas águas estão curando.

Mary está bem. Nazaré

Visitar o centro de Nazaré não leva mais de 20 minutos e o tempo de viagem entre o ponto em que estamos e a Basílica da Natividade não é superior a 10 minutos ...
Retornamos à rua, desta vez em direção ao hotel Fauzi Azar Inn, para encontrar uma das visitas mais desejadas do dia, a Basílica da Natividade.

Basílica da Anunciação. Nazaré

A visão que temos hoje da maior igreja católica romana no Oriente Médio não tem nada a ver com o que pudemos ver na noite passada.
Hoje ele aparece diante de nós em cores, cercado por um céu tão bonito quanto o que tínhamos ontem no Acre.
Agora estamos diante de um dos santuários mais sagrados do mundo cristão. É aqui que se diz que o anjo Gabriel apareceu à Virgem Maria e anunciou que estava grávida.
A arquitetura que encontramos chama a atenção para os modernos e lemos que a ordem franciscana foi encomendada em 1969 pelo arquiteto Muzio e foi exatamente isso que eles pediram: algo “moderno, multinacional e misterioso”.
A verdade é que podemos dizer que eles conseguiram, pelo menos nos dois primeiros pontos.

Uma das muitas imagens que adornam o exterior da Basílica da Anunciação

Visitando o exterior da basílica, encontramos os primeiros grupos organizados, que esperávamos atravessar e com eles os primeiros sinais de fervor absoluto.
Achamos um pouco estranho ver essas demonstrações de fé, mas, ao mesmo tempo, nos empolgamos com o site e acabamos vendo-as como algo completamente normal.

Exterior da Basílica da Anunciação em Nazaré

Uma das portas da Basílica da Anunciação

Imagem que adorna o exterior da Basílica da Anunciação

Depois de virar completamente para o exterior, voltamos um pouco para ver a frente, o que parece impressionante a essa distância.

Frente da Basílica da Anunciação

E não temos mais nada para entrar novamente, pela 2ª vez desde que estamos em Nazaré, dentro da Basílica da Anunciação, embora desta vez o façamos com a disposição que o momento exige.
À luz do dia, tudo é diferente, não apenas a cidade, mas também a basílica e, como aconteceu antes na Igreja de São Gabriel, nada podemos fazer senão deixar-nos levar pelo local e tentar sentir o que a história diz ...

Interior da Basílica da Anunciação em Nazaré

Preto e branco na Basílica da Anunciação

Estamos em frente à "igreja abaixo", onde há um recinto centrado na abside de uma igreja bizantina do século V, que foi construída em torno da caverna da anunciação.
Não sabemos o porquê, mas nesses lugares você respira "algo" especial. E quando nos encontramos em frente à caverna, realmente nos perguntamos o quanto é verdade e quanto não é…

Gruta da Anunciação

A partir deste ponto, você tem uma visão perfeita da impressionante cúpula de 60 metros de altura, em forma de lírio branco.

Cúpula da Basílica da Anunciação

Uma vez digerido tudo o que estamos vendo, subimos ao topo da basílica, à “igreja superior” e encontramos uma igreja, com outro ambiente que não saberíamos definir.

Subindo à "igreja superior" da Basílica da Anunciação

Virgem na Basílica da Anunciação

"Igreja Superior" da Basílica da Anunciação.

Nesta parte da Basílica da Anunciação, estamos menos tempo do que na "igreja abaixo" e ela realmente não transmite o mesmo que na anterior.
Novamente do lado de fora, vemos as placas que indicam a localização da Igreja de San José, onde queremos visitar depois de tirar algumas fotos.

Basílica da Anunciação

Vistas de Nazaré a partir da Basílica da Anunciação

Basílica da Anunciação. Nazaré

A Igreja de San José está localizada ao norte da Basílica da Anunciação e foi construída em 1914, onde acredita-se que a carpintaria de José estava localizada.
A igreja atual é construída sobre as fundações de uma igreja cruzada com influências romanas.
Na cripta, há uma caverna subterrânea que foi usada nos tempos pré-bizantinos para armazenar grãos.

Cripta da Igreja de São José em Nazaré

Aqui encontramos um padre que dá todo o tipo de explicações a 2 visitantes.
Não estamos em viagens organizadas ou visitas guiadas, mas, neste momento, e talvez, por que não, nessa viagem a Israel e à Palestina, a companhia de um padre teria nos preenchido com as “lacunas históricas” que temos.
Passam 10 horas da manhã e ainda temos muito dia pela frente, então nos despedimos da Igreja de San José e da Basílica da Anunciação com alguma tristeza por não podermos passar mais tempo "remexendo" em sua história. em seus múltiplos significados e mistérios ...
Antes de partirmos Nazaré não podemos parar de andar pelas ruas de seu souk e fazemos isso, entramos na rua mais próxima da entrada da Basílica da Anunciação.

Uma das entradas do souk de Nazaré

Encontramos algumas ruas tão complicadas quanto em qualquer souk e, tentando não ficar muito confusas, passamos por ela, pouco a pouco, absorvendo a tranquilidade de suas ruas.

Nazareth Souk

Colorido no souk de Nazaré

Ruas do souk de Nazaré

Observamos o relógio e são dez horas da manhã. Portanto, é hora de começar e encontrar nosso carro para colocar o GPS de Israel, que será nosso próximo destino: o Mosteiro de São Jorge!!
Nós dizemos adeus a Nazaré com uma coisa muito clara, vamos voltar ...

Foto que publicamos na Web enquanto em Nazaré ...

Nesse momento, chegamos ao momento "esperado", que envolve lutar com o GPS de Israel, para que possamos traçar uma rota que inclua a famosa rodovia 90 e não que nos faça fazer um desvio para não passar por ela.
Para conseguir isso, temos que colocar um ponto intermediário, um ponto suficientemente próximo de Nazaré para não nos forçar a fazer desvios, mas ao mesmo tempo nos leva à estrada 90.
Então, depois de tonto o mapa várias vezes, no final, escolhemos colocar Beit Shan como um ponto intermediário, o que levou pouco mais de meia hora para chegar.
Uma vez aqui, fazemos o mesmo processo novamente com outro ponto, mas desta vez nos levará à estrada 90.
Ao entrar, vemos os primeiros exames policiais, que não havíamos visto até agora.
No momento, estamos a 70 km da cidade de Jericó, uma das cidades que tínhamos no planejamento inicial dessa viagem a Israel e à Palestina e que, depois de examinar e alargar o itinerário, optamos por deixá-lo como "opcional", caso isso acontecesse. o que antecipamos ... não tendo tempo !!
E assim foi, tivemos que deixar essa experiência para uma futura viagem a Israel e à Palestina, que garantiu que haverá e talvez não tenha que gastar muito tempo para voltar.
Nesta jornada, começamos a cruzar carros com placas palestinas, aquela placa branca que começa a nos mostrar que estamos nos aproximando do território palestino ou que talvez já estamos ...
Uma das primeiras coisas que pensamos depois de ver essa placa é uma das premissas que estabelecemos quando começamos a fazer essa viagem a Israel e à Palestina. Não nos empolgaríamos com a situação política no país.
É difícil, talvez demais, mas se pretendemos aproveitar o que estamos vivendo, por mais difícil que pareça, temos que esquecer certas coisas, por mais complicado que seja e por mais que possa nos custar.
E assim percorremos algumas terras com paisagens espetaculares, com uma mistura de cores quase impossíveis, variando do marrom mais escuro ao ouro mais brilhante.

Viajando pela estrada 90 em direção ao Mosteiro de San Jorge. De Nazaré ao Mar Morto

Essa paisagem, às vezes árida, é salpicada de cores verdes, das terras cultiváveis ​​que chegam a uma terra tantas vezes hostil.

Paisagens da estrada 90 em direção ao Mosteiro de San Jorge.De Nazaré ao Mar Morto

Estamos atravessando o deserto da Judéia, quando olhamos para o relógio e vemos que é quase meio dia e se queremos ir em silêncio Mosteiro de São Jorge, é melhor encher a barriga antes.
Por isso, aprimoramos o senso de visão, procurando um lugar para fazer uma parada técnica para comer.
E nisto estamos quando nos desviamos da também famosa rodovia 1 que une Jerusalém à estrada Mar Morto e encontramos um posto de gasolina e um café-restaurante.

Na estrada 1, em busca de um lugar para comer ...De Nazaré ao Mar Morto

Posto de gasolina e camelo?De Nazaré ao Mar Morto

Parada técnica para comer no Café Café na Rodovia 1.De Nazaré ao Mar Morto

Ao entrar, não sabemos exatamente o que podemos comer em um café na estrada, mas quando vemos o menu, estamos mais calmos ...
Pedimos um prato de macarrão e um sanduíche de mussarela e pesto, além de dois refrigerantes, uma sobremesa, um café e um cappuccino por 171 shekels.

Sanduíche com mussarela e pesto no Café Café na Rodovia 1.De Nazaré ao Mar Morto

Mmm ... E agora a sobremesa !!! Café Café na Rodovia 1

Quando terminamos, a verdade é que nos custa levantar da cadeira, mas tomamos impulso, ansiosos para chegar ao nosso próximo destino e, com a barriga cheia, estamos voltando novamente.

Este é o prato de sobremesa! Café Café na Rodovia 1

Visitando a impressionante Highway 1.De Nazaré ao Mar Morto

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em Tel Aviv em espanhol pelos viajantes:

- Viagem de um dia a Masada e ao Mar Morto, saindo de Tel Aviv
- Excursão ao Mar Morto de Tel Aviv
- Excursão ao Mar Morto de Jerusalém
- Excursão a Jerusalém
- Excursão a Belém e Jericó

- Muitas mais excursões e passeios aqui

Sem saber muito bem para onde estamos indo, mas guiados pelas indicações que apontamos, chegamos a Mitze Yericho, um dos muitos assentamentos israelenses na Cisjordânia.
Quase sem perceber onde estamos, encontramos um controle, no qual, logo que nos aproximamos do carro até a barreira, após alguns segundos ele se abre e continuamos pelas ruas deste assentamento, procurando por alguma indicação que nos mostre o caminho a seguir. o Mosteiro de São Jorge.
Fazemos vários desvios pelas ruas e, como não encontramos indicação, continuamos subindo a estrada, onde estávamos de pé quando estávamos diante de um posto de controle.

Perdido em um assentamento judeu na Cisjordânia ...

Vistas do deserto da Judéia. Cisjordânia

Sem palavras ... Cisjordânia

Depois de várias voltas ao redor do acordo, terminamos de nos convencer de que cometemos um erro no caminho e estamos voltando ao controle que passamos antes.

Liquidação à distância. Cisjordânia

No momento, percebemos que estávamos errados e entramos no assentamento quando tivemos que pegar a estrada próxima a nós e reiniciar nosso GPS de Israel, sem marcar nenhum ponto, mas seguindo a estrada marcada em nosso avião e comparando-o, continuamos avançando até depois de algumas curvas e não mais do que 10 minutos, vemos à distância uma pequena elevação com uma cruz no topo.
Não sabemos muito bem o porquê, mas paramos nesse ponto e, no momento, aparecem dois meninos, que nos chamam de Mosteiro de São Jorge e eles nos dizem que no topo da "montanha" podemos vê-lo ...
Não estamos muito convencidos, mas concedemos o benefício da dúvida a um deles que nos diz que é palestino e se oferece para nos acompanhar por um caminho que não é de todo difícil ou árduo.
E quando nos levantamos ... não podemos acreditar. Aí está, finalmente estamos diante do Mosteiro de São Jorge, que vimos tantas vezes em fotos.

O Mosteiro de São Jorge à distância ... Cisjordânia

Uma vez aqui, o tempo deixa de ser importante para nós e não olhamos para o relógio novamente até que "atracamos" a partir das vistas incríveis que temos.

O Mosteiro de São Jorge. Cisjordânia

Vistas impressionantes do Mosteiro de São Jorge. Cisjordânia

Não tínhamos idéia de visitar o mosteiro, não por algo especial, ele simplesmente não se encaixava em nossos planos devido à falta de tempo e ao ser fechado no momento em que planejávamos visitar.
Essa será outra das coisas que faremos no dia em que retornarmos a uma viagem a Israel e à Palestina.

Admirando o Mosteiro de São Jorge. Cisjordânia

Mosteiro de São Jorge. Cisjordânia

São quase três da tarde e, contando que começa a escurecer às 4 e um pouco, acreditamos que a coisa mais sensata que podemos fazer neste momento, quando ainda temos mais uma parada hoje, é fazer a carro, volte e siga nosso caminho para o Mar Morto.
Se você não tiver um carro, uma boa opção é reservar essa excursão ao Mar Morto de Tel Aviv ou essa excursão de Jerusalém, ambas com um guia em espanhol.

Mas antes, como poderia ser de outra forma, o garoto palestino que nos acompanhou parte do tempo em que estivemos, tenta nos vender um colar que ele usava na vitrine improvisada ...
Dizemos a ele que não queremos colar, mas quando ele tenta dar uma gorjeta, ele se recusa, dizendo que não nos deu ajuda por dinheiro e que só aceitará se mantivermos um colar.
Isso nos lembra as muitas vezes em que desconfiamos excessivamente de alguém em uma de nossas viagens e ficamos surpresos.
Desta vez irá inchar a lista ...

Fazendo negócios no Mosteiro de São Jorge. Cisjordânia

E antes de partirmos, não podemos fazer nada além de ficar de pé, para olhar novamente, pela última vez, pelo menos nessa viagem, essa maravilha que conseguimos contemplar por alguns minutos.

Mosteiro de São Jorge. Cisjordânia
"
Vista para o Mosteiro de San Jorge. Viajar para Israel e Palestina

Como dissemos antes, a idéia é ir para o Mar Morto, mas, ao tentar encontrar outro "mirante", continuamos alguns metros ao longo da estrada que continua em Jericó.
E encontramos a entrada para Mosteiro de São Jorge, onde eles nos explicam para alguns caras que não está fechado, mas se quisermos salvar a estrada, que fica a cerca de 20 minutos a pé, eles podem nos levar em um burro.

Burros a caminho do Mosteiro de San Jorge. Cisjordânia

Como esperado, recusamos a oferta e, depois de tirar algumas fotos, reconectamos nosso GPS de Israel, desta vez sem ponto final ...
Estamos a caminho do Mar Morto e esperamos encontrar um bom lugar para parar.
Voltamos ao caminho que fizemos na estrada 1 para nos unir à estrada 90 ao longo da estrada. Mar Morto e de onde procuraremos aquele lugar onde podemos tocar aquele impressionante “mar salgado” novamente.

Estrada da nossa esquina no Mar Morto ...De Nazaré ao Mar Morto

Neste ponto, não podemos deixar de lembrar alguns anos atrás, quando estávamos do outro lado do Mar Morto, na Jordânia.
Esta viagem a Israel e à Palestina não tem nada a ver com isso, mas é como o toque final de uma viagem que dividimos por necessidade e que, sem hesitar por um segundo, teria sido um complemento perfeito entre si.

E chegamos !!! Mar Morto…De Nazaré ao Mar Morto

A idéia é não ir a nenhum resort onde possamos tomar banho com todo o conforto. Já fizemos isso na viagem à Jordânia, então desta vez o que procurávamos é “esgueirar-se” em algum lugar de uma das áreas públicas.
Mas não esperávamos o que estamos descobrindo. Dirigimos pela estrada que faz fronteira com a Mar Morto, mas sempre encontramos uma distância grande o suficiente para não ser alcançada a partir da berma da estrada.
E depois de um bom tempo dirigindo, chegamos à área de Mineral Beach, onde vemos que podemos estacionar e, embora tenhamos que fazer algum malabarismo para descer as rochas, parece que é acessível.
E lá vamos nós, com a câmera na mão, para viver "nosso banho salgado em particular".

Malabarismo para tocar o Mar Morto ... De Nazaré ao Mar Morto

Após algumas viagens e não menos paradas para descansar, chegamos a uma das áreas mais bonitas e menos visitadas do país. Mar Morto.
E não há nada melhor no momento do que mostrar algumas das imagens que tiramos ...

Mar Morto.De Nazaré ao Mar Morto

Pôr do sol incrívelDe Nazaré ao Mar Morto

Mar Morto…De Nazaré ao Mar Morto

O pôr do sol começa e decidimos que esse tempo chega e, sem poder fazer mais nada pelo resto do dia, acabamos de receber o melhor presente, para podermos viver um pôr do sol no Mar Morto.

Pôr do solDe Nazaré ao Mar Morto

Dança das cores.De Nazaré ao Mar Morto

Tentamos não tirar mais fotos, mas é impossível. Parece atirar em si mesmo.
Embora esse momento tenha chegado e intuindo que ainda restam alguns minutos de luz, nos aproximamos da costa para podermos tocar, pela segunda vez, a “água mais salgada do mundo”.

Crepúsculo no mar morto

Mar Morto

Tocando o Mar Morto

Paz, tranquilidade, relaxamento ... tudo isso e muito mais no Mar Morto

Cores.De Nazaré ao Mar Morto

Neste momento, percebemos que hoje é um dia um tanto especial, especialmente em casa, hoje é 24 de dezembro, hoje é véspera de Natal e hoje à noite, talvez neste momento, nossas famílias estejam prestes a se reunir para comemorar ...
Estamos aqui, estamos comemorando nossa véspera de Natal em particular, em um viagem a Israel e Palestina e isso está superando todas as nossas expectativas.

Nossa véspera de Natal em particular no Mar Morto

E quase sem luz, tiramos as últimas fotos, antes de dizer adeus, quem sabe se pela última vez do nosso “pedacinho” de Mar Morto.

Mar Morto

Passa das 17h quando colocamos o último endereço no nosso GPS de Israel, desta vez é a vez do Kibutz Ein Gedi, um kibutz da região, que também é um Jardim Botânico altamente recomendado na área, onde Tivemos a sorte de reservar acomodações baratas com Wimdu.
A entrada para o kibutz é muito bem indicada e também é visível à distância, sendo os únicos edifícios da região.
Estacionamos em um dos estacionamentos do recinto e, assim que saímos, percebemos o tamanho de tudo aqui.
Temos que perguntar a um homem que passa por onde chegar à recepção, porque somos incapazes de encontrá-la por nós mesmos.
Depois de verificar, vamos para a sala com a idéia de descansar alguns minutos antes de ir jantar em um dos restaurantes do kibutz.

Quarto Kibbutz Ein Gedi no Mar Morto

Vista para o Mar Morto do nosso quarto no kibbutz Ein Gedi

São 8 da tarde e eles nos dizem que temos duas opções para jantar, ir ao restaurante no topo, onde servem um buffet ou ficar no restaurante-bar perto do nosso quarto, onde podemos comer à la carte.
Nós não pensamos sobre isso e ficamos no último.
Pedimos uma pizza e uma omelete com um prato lateral, além de 2 refrigerantes por 94 shekels.

Nosso jantar no Kibutz Ein Gedi

Uma visita inesperada durante o jantar no Kibutz Ein Gedi

Aqui começamos o que será comum nesta viagem a Israel e à Palestina, os gatos.
De todos os tamanhos, de todas as cores, de todas as formas, mas não deixaremos de ver gatos, com muito cuidado em todo o país.
E com esses pensamentos e um dia muito completo atrás de nós, nos retiramos para descansar um pouco em nosso quarto no Kibutz Ein Gedi.
Amanhã esperamos um dia "especial" ...

Nossa véspera de Natal especial no Mar Morto
Dia 5