VISITA AO BAIRRO JUDEU ORTODOXO DE NOVA IORQUE (WILLIAMSBURG)

Pin
Send
Share
Send

Antes de visitar Nova York, não tínhamos idéia de que havia um vizinhançano Brooklyn, que abriga um dos maiores comunidades de judeus ortodoxos do mundo. Bem, sim: é Williamsburg, embora olho ... Sul Williamsburg, a zona norte é tudo menos ortodoxa :-p, é bastante alternativa ou melhor "pijhipster ".

Mas vamos voltar ao judeu ortodoxo Williamsburg. Quão forte, certo? Esta cidade é assim, você está andando por um bairro italiano e de repente você está cercado por lojas chinesas. Ou você entra em um ônibus contemplando as luxuosas lojas da 5th Avenue e, em um momento em que fica confuso, já está no Harlem mais autêntico. Nova York nunca deixa de surpreender, embora acredite, o bairro judeu de Williamsburg Está um passo à frente na escala de surpresas. Se você tem tempo em sua viagem à Big Apple e deseja saber mais sobre essa comunidade, aqui nós dizemos a você como visitar o bairro judeu ortodoxo de Nova York E mais curiosidades.

Visitamos o bairro gratuitamente, mas se você preferir fazê-lo com um guia, recomendamos que você se inscreva em um dos passeios mais montados e mais interessantes de Nova York, o passeio de contrastes.

Os medidores mais próximos são Hewes St (linhas J e M) e Broadway (linha G), embora você sempre possa acessar os mapas do Google para verificar as rotas de ônibus. Uma vez lá, recomendamos que você se aproxime Lee Avenue, a principal artéria do bairro e onde a vida está concentrada.

O judaísmo atual pode ser dividido em 3 filiais muito diferente: conservador, reformista e ortodoxo. Estes últimos caracterizam-se por seguir firme e literalmente os Halacha (Leis judaicas extraídas da Torá). Dentro deste grupo, existem diferentes tipos de judaísmo ortodoxo, este Williamsburg faz parte do ramo do Judaísmo hassídico Satmar De origem húngara, na verdade, o nome vem da cidade húngara de Satu Maru. Eles chegaram aqui fugindo da Segunda Guerra Mundial, guiados pelo rabino Teitelbaum.

Estes são os 13 princípios da fé judaica:

O bairro em si não se destaca pelo seu charme, é austero, simples e com pouco ar temperado. Também vimos bastante sujeira e lixo nas ruas. A verdade é que judeus ricos vivem em outras áreas da cidade, muitos estão envolvidos no comércio e na compra de jóias, diamantes e curiosidade! Os donos da loja de eletrônicos BH são judeus. Mas as pessoas que você verá andando pelo bairro são na maioria pessoas humildes.

Assim que você começar a andar por aqui, você se mudará rapidamente para um novo mundo, onde seus habitantes são homens vestidos de preto com chapéus, rebites e barbas sem fim, mulheres que geralmente usam perucas e se vestem com disfarce e crianças em todos os lugares. , especialmente aos sábados.

Mas haverá inúmeros detalhes. Estas são as coisas que chamaram nossa atenção:

O segmento "invisível"

Se você olhar, acabou de começar a Lee Avenue, verá uma linha que circunda várias áreas do bairro. E isso o que é? Atento porque ele é muito curioso: durante o shabat, os judeus não podem fazer uma lista de inúmeras coisas (cozinhar, acender e apagar incêndios, lavar, descarregar e transportar coisas ... entre outras). Esse fato afetou diretamente a vida de muitos judeus, então um ás foi removido da manga. A área delimitada por esse encadeamento (que é chamado Eruv, é "zona franca", ou seja, dentro dela os judeus podem "pular" as regras de shabat. Embora, é claro ... apenas se for estritamente necessário. E você não vai acreditar, mas em Manhattan existem alguns 30 km de Eruv! Mais informações sobre o segmento invisível.

Os chapéus

Você não verá um judeu ortodoxo sem chapéu e olhos, que existem vários tipos. Para começar é o kippah, a boina judaica típica. Seu significado é mega importante para eles: representa o sagrado e, tendo-o na cabeça, lembra-os de que nada pode ser superior a Deus. Depois, há o chapéu de aba larga preto, usado como um símbolo de distinção e, curiosamente, é fabricado em Sevilha! E, finalmente, o mais curioso de todos: o shtreimel, um chapéu de pele e veludo, usado apenas durante o shabat e os feriados judaicos. O engraçado é que é muito caro! De acordo com o que vi, eles custam entre US $ 600 e US $ 5.000.

As Peiot

São os longos estilingue que os homens deixam crescer junto aos ouvidos, seguindo um dos 613 mitzvah (mandamentos divinos da Torá). Embora seja permitido por sua lei cortar o peiot, esta comunidade tem o hábito de não fazê-lo

Mulheres

As mulheres também atraem atenção para outras pessoas como nós. Vestem-se de maneira muito recatada, roupas de cor escura, nada chamativo, sempre saias (nunca acima do joelho), com meias, sapatos baixos e sem acessórios. Mas o mais curioso é o cabelo ... ou devo dizer peruca? Sim, você ouviu direito: aparentemente, quando se casam, têm que esconder o cabelo, porque é sinônimo de sensualidade e só o marido podia vê-lo, e usam lenços (tichel) ou perucas Para sair. Além disso, os feijões ortodoxos satmar precisam dar um passo adiante: eles raspam os cabelos quando se casam.

Indiferença ... ou não

Se você olhar, quando você anda pelo bairro, seus habitantes eles não vão prestar atenção em você. Especialmente se você é uma mulher e cruza com um homem, provavelmente olhará para o chão ou para o outro lado para evitar o contato visual. E se vão com crianças, geralmente as pegam pela mão e as atraem quando você as atravessa, para que não haja contato.

Em vez disso, percebi (Lety) que as mulheres olhavam para mim, acho que por causa de um assunto de curiosidade, afinal somos tão iguais e tão diferentes ... Havia vários que sorriram para mim. As crianças também costumam ser muito curiosas e olham para você com certeza (mas os pais costumam conversar com elas para distraí-las :-p).

O trabalho

Não acredite nisso mulheres ficam em casa cozinhando e cuidando das crianças, muitos são os que levam o dinheiro para casa (geralmente trabalham como professores ou em lojas). O homens eles são dedicados, antes, a nutrir o espírito, estudando o Talmud e o Antigo Testamento. E quem trabalha normalmente faz isso nas lojas.

Crianças

Você verá muitos filhos, muitos (e vimos muitos gêmeos, não sabemos se existe algum motivo específico). A questão é que os pais se casam muito jovens e formam famílias numerosas. Se você vir uma mulher andando na rua, provavelmente ela irá com um carrinho de bebê ou terá uma barriga bonita por alguns meses.

Ônibus e lojas de brinquedos

Olhe para os ônibus escolares: eles têm o escrito em hebraico. De fato, aqui está a linguagem que você ouvirá na rua! E as lojas de brinquedos parecem tiradas de outra época ... todas super vintage!

Ao nos informar sobre este artigo, encontramos outras coisas interessantes, por exemplo:

Comida Kosher

Certamente você ouviu ou leu essa palavra mil vezes. Mas você sabe o que ele quer dizer? Para a crença judaica, o único que pode tirar a vida é Deus. Portanto, antes de sacrificar um animal, você deve seguir o shejita, um processo para "agradecer e santificar" o animal. Os judeus só podem comer um alimento se o shejita foi seguido rigorosamente: somente então a comida será pura (kosher).

Curiosidades: nunca ofereça salsicha de sangue a um judeu. Para eles, sangue é sinônimo de vida. Outro fato curioso sobre os alimentos é que, se eles comem carne, não podem beber leite (ou comer produtos derivados) por pelo menos três horas. Já o antecipamos: é um mundo inteiro!

Reencarnação

Os judeus ortodoxos acreditam na reencarnação, então a queima é proibida. Além disso, o tempo de luto após a morte de um parente segue regras estabelecidas: a família direta, por exemplo, não pode sair por um mês.

Casamentos

Casamentos quase sempre são acordados entre as famílias e o rabino. O amor, se isso, virá.

Após o período, a mulher ...

Quando uma mulher tem a regra, no final do período, ela passa por um banho sagrado (mikvah) para se purificar. Somente depois disso você poderá fazer sexo com seu marido novamente (eles nunca usam métodos contraceptivos).

Sextas-feiras são estresse total

Durante o shabat, como prevíamos antes, existem inúmeras ações proibidas ... então, na sexta-feira, eles deixam tudo pronto para evitar ter que fazer nada além de comer, cantar, ler textos sagrados e passar o dia entre a sinagoga e a família.

Uma curiosidade: apenas homens com filhos vão à sinagoga (meninos). Mais informações sobre Shabat.

Uma comunidade bastante fechada

Como você bem entendeu, a dos ortodoxos é uma comunidade muito fechada. Não misture, algo muito raro em uma cidade que é uma mistura étnica e cultural constante. Aqui eles têm escolas, bancos, médicos, lojas ... A verdade é que eles poderiam passar a vida no bairro, sem nunca sair. E quem sabe ... o mesmo que alguém.

Embora não haja absolutamente nada a temer, é bom que você conheça algumas culturas antes de visitar o bairro. Aqui estão estas dicas:

Eu sei respeitoso, e especialmente ao tirar fotos, seja discreto: ninguém gosta de turistas que vêm à nossa casa e nos tratam como animais estranhos.

- Recomendamos que você visite o bairro no sábado de manhã. Para eles, é o "Shabat", o dia sagrado de descanso e encontro com Deus. É por isso que você verá a comunidade na rua, vestida insuportavelmente, os homens com casaco de seda e chapéu bem prontos para ir à sinagoga, as mulheres super elegantes e as crianças esvoaçando nos parques. O "ruim" é que, sendo um dia de descanso, todas as lojas estão fechadas, então o ideal seria visitá-lo também em um dia útil. Mas ei, se você não puder, vale a pena visitar no sábado.

- Algumas semanas atrás, em abril de 2019, havia um surto de sarampo que emergiram diretamente deste bairro. Aparentemente, havia uma forte corrente anti-vacina liderada por algum rabino que, como o rabino William Handler, considera vacinas não-kosher.

- melhor gratuitamente ou em turnê? Você decide. Nós fizemos os dois e não nos arrependemos. Se é a sua primeira vez em Nova York, quase recomendamos fazê-lo com a turnê de contrastes, não por razões de segurança (o bairro é muito seguro), mas porque é uma turnê que leva você a conhecer muitas outras áreas desta cidade incrível. Mas o que foi dito: de graça, é fácil visitar e você controla seu tempo.

Como você pode ver, visite o bairro judeu de Williamsburg É uma das coisas que você pode fazer em Nova York e melhor no sábado. Depois de ler este artigo, tenho certeza de que você está ainda mais curioso para aprender mais sobre essa comunidade com uma cultura tão diferente da nossa. E você? Você já visitou o bairro judeu ortodoxo de Nova York?

Economize na viagem

Passagens aéreas voos para Nova Iorque: bit.ly/2vU63uF

Alojamento barato em Nova York: booki.ng/2eVSdB4

Fique comAirbnb e consiga Desconto de 25 €: aqui

Actividades em espanhol em Nova York: bit.ly/2xyHsAi

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2xGxOrc

Seguro de viagem IATI com um 5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Guias de viagem de Nova York: amzn.to/2Zx3NZv

Todos os nossos artigos sobre Nova York

Pin
Send
Share
Send

Vídeo: Nueva York - La comunidad judía de Brooklyn (Pode 2024).