COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE COBÁ NO MÉXICO

Pin
Send
Share
Send

Os docidade antiga de Coba São as últimas ruínas maias que visitamos em nossa viagem pela Península de Yucatán, e talvez por isso tenham sido as que mais gostamos. No entanto, recomendamos a sua visita se você estiver por perto, apenas para contemplar a pirâmide mais alta do norte da Península de Yucatán: a pirâmide de Nohoch Mul, com 42 metros de altura. Além disso, o gabinete possui algumas estruturas e o ambiente é muito agradável. Neste guia, dizemos a você como visitar a zona arqueológica de Cobá, com informações e conselhos práticos.

A antiga cidade maia de Cobá está localizada a meio caminho entre Tulum e o todo-poderoso Chichen Itza, em uma área cercada por 5 lagos, o que ajudou no desenvolvimento e na subsistência da cidade. No entanto, sua população é bem anterior a essas cidades. Há evidências de que já havia um assentamento humano no ano 100 aC, embora tenha sido entre 500 e 900 de nossa época, quando Coba exerceu seu poder em toda a região, sendo uma das maiores cidades maias da época, com uma população de cerca de 55.000 habitantes e uma área de 70 quilômetros quadrados.

No auge, mantinha relações comerciais através dos sacbes (estradas brancas) com grandes centros desenvolvidos como Calakmul, Tikal (na Guatemala) ou mesmo os astecas de Teotihuacan. Mas a partir de 900 Cobá entrou em uma dura disputa com Chichen Itza, da qual ele foi derrotado e começou a perder importância política no território.

A cidade durou até o século XIV, e na época da chegada dos espanhóis Coba estava completamente despovoada. Aparentemente, é uma das poucas cidades que manteve o nome maia original, "Cobá" significa "água turva".

* Vídeo de inah.gob.mx

Depois de deixar o carro no estacionamento e passar pela bilheteria, iniciamos nossa jornada pela zona arqueológica de Cobá. A primeira coisa que vamos encontrar à direita é o Grupo Cobá. com ele Jogo de bola e ele Templo da igreja. Recomendamos que você veja a face frontal, mas também a traseira, onde verá uma vegetação exuberante entre as paredes de pedra dos prédios antigos.

A partir daqui, pegue a estrada principal plana no meio da selva para seguir em direção ao seu edifício principal, a pirâmide de Nohoch Mul. Você tem a opção de virar à direita em direção ao grupo Las Pinturas, embora o deixemos para o retorno.

No caminho para a pirâmide você passará por outro Jogo de bola, menos impressionante que o primeiro, mas com alguns elementos curiosos: o crânio no chão e os relevos de suas paredes.

Em seguida e aqui perto é o Templo Oval, um dos mais curiosos que vimos em um site maia. Na verdade, foi restaurado, é por isso que parece tão bonito. Não é um grande edifício.

E agora vamos chegar ao Pirâmide de Nohoch Mul. É uma massa imponente de pedras com 42 metros de altura, que sobe à sua frente para o céu e é difícil ver o fim. Se ao visitá-lo ainda permitir que você suba ao topo, não pense nisso, sim, tenha cuidado para não cair e levar algumas pessoas inocentes à sua frente, você estará nas notícias em todo o mundo! Não se apresse, observe atentamente as etapas em que pisou, faça paradas se perceber que está cansado e deixe passar as pessoas que querem vencê-lo. Você verá que não é tão complicado!

Na esplanada à sua frente, alguns são preservados estelas interessante Eles são uma espécie de lápides de pedra onde costumavam esculpir fatos importantes da classe alta da sociedade. Graças a eles, eles foram capazes de analisar os costumes da civilização maia.

De volta, se você deixou o grupo de pinturas É hora de visitá-lo. Você tem que seguir um caminho através da floresta de cerca de 500 metros para alcançá-lo. Em seguida, emenda novamente com o caminho principal. Há outro grupo de ruínas um pouco mais longe do que não fomos, o Grupo Macanxoc.

Para fazer a visita, você pode fazer a pé ou alugando uma bicicleta na entrada do recinto. A terceira opção é contratar um guia que leva você a tricitaxi.

Da entrada para a pirâmide de Nohoch Mul são cerca de 1,5 km. No total, levamos cerca de 2,5 horas para fazer toda a jornada a pé, movimentando bastante tráfego.

A entrada total é de 75 pesos (opção de pagar com cartão por 35 pesos extras). O estacionamento custa 50 pesos.

Estes são os edifícios mais importantes de Cobá:

Jogo de bola e o templo da igreja

São os edifícios mais importantes do chamado Grupo Cobá (que possui até 43 estruturas). O Templo da Igreja é um dos mais antigos de todo o local, sendo construído entre 300 e 600, e o segundo mais alto, com 25 metros (após a grande pirâmide).

O jogo de bola tem duas paredes paralelas, com uma base saliente, e onde você ainda pode ver os aros onde as equipes tiveram que entrar na bola. Esses jogos eram rituais muito comuns no mundo maia, e nem sempre os vencedores recebiam o melhor prêmio (às vezes a honra deles era a morte!).

Second Ball Game

É um dos mais belos jogos de bola que vimos, por suas duas peculiaridades: os relevos esculpidos nas paredes, que fazem referência aos cativos embutidos, e duas pedras colocadas na parte central do salão, uma em forma de caveira e outro o alívio de uma onça.

Templo Oval (ou Xaibé)

É uma pequena pirâmide com degraus, com uma escada frontal que chega ao topo e com cantos arredondados. Sua base é, portanto, semicircular.

Pirâmide de Nohoch Mul

O nome "Nohoch Mul" em Maya significa "grande monte", e eles não poderiam estar mais certos: essa pirâmide de 42 metros é o mais alto de todos os sítios arqueológicos no norte da Península de Yucatán (no geral, só é superado 50 metros da estrutura II de Calakmul). É uma estrutura de sete níveis, com lados arredondados, cujo topo é coroado por um templo de construção posterior. Nos nichos deste templo, você pode ver a gravura da imagem de uma divindade.

Em frente ao edifício, a Estela 30, a mais bem preservada de Cobá, foi esculpida e foi esculpida em 30 de novembro de 780.

Conjunto de pinturas

São os edifícios mais novos do local e pertencem à última época em que Cobá foi ocupado. Vemos primeiro os restos de alguns altares e colunas e atrás do edifício principal do complexo, uma pequena pirâmide com um templo no topo, que deveria ter o interior decorado com pinturas nas paredes, daí o nome. Existem também várias estelas na área e no final da estrada que liga a estrada principal.

Aqui estão algumas recomendações para aproveitar 100% de sua visita à zona arqueológica de Cobá:

- Su horário É das 08:00 às 17:00, chegamos às 08:45 e já havia pessoas suficientes. Os primeiros ônibus turísticos (embora poucos) chegaram, mas acima de tudo as pessoas que fizeram isso de graça. Não queremos imaginar como fica mais tarde. Então você sabe, venha muito cedo!

- o estacionamento É bastante grande, não acreditamos que haja problemas para encontrar um site Custa 30 pesos.

- Quando fomos (novembro de 2018), você poderia suba à pirâmide de Nohoch Mul, mas entendemos que em alguns meses eles a proibirão. Embora seja a melhor experiência em Coba, se as etapas podem se tornar perigosas, entendemos a decisão perfeitamente.

- O que levar? É melhor usar roupas leves e confortáveis, embora a maior parte da estrada seja feita à sombra, o calor e a umidade podem ser brutais. Então você sabe, traga protetor solar e água. A estrada não é difícil, então você pode andar perfeitamente em chinelos (no entanto, recomendamos usar sapatos fechados ou sandálias fechadas).

- Recomendamos a visita de graça (e, uma vez lá, avalie se aluga uma bicicleta ou a pé). Mas há também a opção decontratar um tour que o pega na área da Riviera Maya (Puerto Morelos, Playa del Carmen, Puerto Aventuras e Tulum) e também inclui a visita de um cenote e um buffet de almoço.Mais informações e reservas.

- Mais informações em seu site oficial.

  • COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE COBÁ NO MÉXICO
  • COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DO TULUM NO MÉXICO
  • GUIA DE VISITA À ÁREA ARQUEOLÓGICA DE CALAKMUL, NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE EDZNÁ NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA UXMAL NO MÉXICO
  • COMO VISITAR O PARQUE ARQUEOLÓGICO MAYAPANO NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR CHICHÉN ITZÁ: AS RUÍNAS MAIAS MAIS FAMOSAS DO MÉXICO
  • VISITA ÀS RUÍNAS MAIAS DE EK BALAM

Como você pode ver, a zona arqueológica de Cobá é um refúgio ideal se você estiver de férias na região da Riviera Maya, perto de Tulum e Playa del Carmen, e um bom exemplo de uma antiga cidade maia. Esperamos que, com a nossa Guia Coba resolvemos algumas dúvidas de como visitar a zona arqueológica de Cobá. E se você quiser nos perguntar algo, deixe um comentário!

Economize em sua viagem

Passagens aéreas voos para o México: bit.ly/2Oin75W

Alojamento barato no México: booki.ng/2PsP5lb

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: aqui

Actividades e excursões no México: bit.ly/2Jt3wzi

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2PxxcRn

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Pin
Send
Share
Send