Os melhores cenotes de Valladolid em Yucatán

Pin
Send
Share
Send

Dia 33: Melhores cenotes de Valladolid em Yucatán: Xkeken, Samula, Hacienda Selva Maya, Hubiku, pipoca, Agua Dulce, Xca'anjaltun e Suytun

Hoje temos que visitar e nos perder em algumas das melhores cenotes de Valladolid em Yucatán, depois de ontem estava na hora de visitar Chichen Itza e o cenote Ik Kil, dois dos lugares essenciais para visitar no México.

Não vamos negar que temos uma longa lista de cenotes para visitar, mas sabendo que é impossível visitá-los todos em um dia, ontem pedimos conselhos em nossa conta do Instagram, decidindo no final o que achamos que é melhores cenotes de Valladolid em Yucatán e que eles não são outro senão Xkeken, Samula, Hacienda Selva Maya, Hubiku, Pipoca, Agua Dulce, Xca'anjaltun e Suytun.

E assim, às sete da manhã, descemos para o café da manhã no quarto Hotel Mesón del Marqués, nosso alojamento em Valladolid, à noite, pois quando são 7h45 para pegar o carro e fazer a primeira visita hoje, o que não acontece. É diferente dos cenotes Xkeken e Samula, que abrem às 8 da manhã.
Antes de continuar com a história do dia, devemos dizer que ontem fomos avisados ​​de que o melhor horário no nível fotográfico seria meio-dia, já que em um deles a luz entra no topo do cofre exatamente nessa hora do dia. E embora gostássemos de seguir a recomendação, decidimos correr riscos e sair logo pela manhã, esperando que não haja muitas pessoas e que possamos aproveitar o local sozinho, uma experiência que também nos foi contada é realmente única.


A distância que separa o cenote Samulá e Xkeken de Valladolid é de cerca de 7-8 quilômetros, o que fazemos em menos de 10 minutos, por isso temos muita sorte quando estacionamos, vemos que somos os primeiros a chegar e que, aparentemente, Neste momento, podemos desfrutar de algum tempo da mesma maneira.

Samulá e Xkeken Cenotes

O horário dos Cenotes Samulá e Xkeken é das 8h às 17: 30h e o preço é de 125 pesos por pessoa para acessar os dois cenotes, separados por vários metros ou 80 pesos, se você quiser apenas visitar um deles.

Melhores cenotes de Valladolid em Yucatán

Decidimos visitar o Cenote Xkeken primeiro, encontrando um lugar realmente incrível, uma maravilha da natureza em que as estalactites que milagrosamente emergem da rocha calcária parecem um mundo de fantasia.

Xkeken

Xkeken

Sentir a natureza dessa maneira, respirar fundo e carregar-se de energia tem sido, sem dúvida, a melhor maneira de começar o ano.
Estamos em Xkeken por cerca de 30 minutos e, embora com tristeza, decidimos não tomar um banho, pois queremos aproveitar a situação, ir ao cenote Samula, a poucos metros daqui, esperando também desfrutar sem pessoas, algo que temos a dizer não é usual Se você não vier neste momento.

E a verdade é que podemos dizer que acertamos certo, já que temos a grande sorte de ficar sozinhos novamente por praticamente 1 hora, das quais podemos aproveitar para tirar fotos e também tomar um banho que é a primeira experiência em uma dos melhores cenotes de Valladolid em Yucatán.

Samula Cenote

Samula Cenote

Após a experiência, a verdade é que não pudemos escolher entre esses dois ou o cenote Ik Kil, que visitamos ontem e foram os mais recomendados pelos nossos seguidores. O que podemos dizer é que é incrivelmente aconselhável acordar cedo e, assim, poder desfrutar desses lugares sozinhos, pois, como comentamos, essa é uma experiência única.

São 9h45, pegamos o carro e nos aproximamos do Hotel Selva Maya, que pertence à mesma cadeia do Hotel Mesón del Marqués, onde ficamos em Valladolid e onde fica o cenote Selva Maya, a apenas 1 km do Samulá Cenotes e Xkeken.
Aqui também deixamos o carro na área habilitada, gratuitamente, a passar pelas bilheterias, onde pagamos 50 pesos por pessoa com a qual eles nos dão uma pulseira que devemos usar para acessar o cenote.

Cenote da selva maia

O horário do Selva Maya Cenote é das 9:00 às 17:00 e o preço é de 50 pesos por pessoa.
Por estar localizado dentro de um hotel, ao entrar, temos a percepção de que este lugar será outra coisa comercial que os dois primeiros que visitamos, além de ter uma certa semelhança com o Ik Kil Cenote que visitamos ontem.

Cenote da selva maia

Apesar de sua natureza comercial, não podemos negar o óbvio e a realidade, e o cenote, como um todo, é muito bonito, embora um tanto artificial, incluindo uma cachoeira. Para ter em mente que, sendo menores, mais pessoas estão concentradas, portanto a visita não é tão especial quanto as que fizemos até agora.

Cenote da selva maia

Cenote da selva maia

Estamos aqui cerca de 45 minutos, apenas para tirar fotos, pois como dissemos hoje, passaremos o dia visitando a melhores cenotes de Valladolid em Yucatán e é impossível tomar banho, pois não teríamos tempo de visitar tudo o que queremos.

São 10h15, mais ou menos, quando voltamos para o carro, agora eu ando até o Cenote Hubikú, a 20 quilômetros de onde estamos e de onde chegamos, depois de visitar a periferia de Valladolid às 10h30 da manhã.

Hubikú Cenote

O horário é das 9 às 17h e o preço de 100 pesos por pessoa.
Deixamos o carro no estacionamento e pagamos 100 pesos por pessoa, até agora o cenote mais caro em que entramos, embora também seja verdade que ele tenha mais serviços incluídos do que o restante que visitamos.
Ele também tem em suas instalações o Museu da Tequila, algo que o torna muito interessante e atraente para grupos organizados, que são os que o visitam regularmente; portanto, se você quiser visitá-lo, é melhor fazê-lo cedo para evitar as multidões. .
Eles também têm um restaurante buffet por 200 pesos por pessoa, então esse é outro incentivo e reclamações para grupos organizados.

Cenote da selva maia

O Cenote Hubiku é um cenote subterrâneo, com uma entrada ou um olho, o que o torna realmente espetacular, embora uma vez que você acesse, fornecendo tantos serviços, incluindo algumas paredes de cimento nas laterais, a visita se torne um tanto artificial, algo que para nós permanece um pouco de beleza.
Embora também seja verdade e não negaremos que, depois de visitar vários cenotes, começa a ser um pouco mais difícil decidir qual deles mais gostamos, além de ser talvez um pouco mais exigente com o que estamos vendo.

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao México

- As 10 melhores excursões na Riviera Maya
- Os 10 lugares essenciais para ver na Riviera Maya
10 coisas essenciais para fazer em Cancun
- 10 lugares essenciais para visitar no México
- 10 dicas essenciais para viajar para o México
- Melhor seguro de viagem para o México
- Segurança no México

Aqui temos aproximadamente 45 minutos, nos quais também nos divertimos um pouco, visitando outras áreas do recinto, como a loja, para retornar ao estacionamento e continuar com o passeio pelo melhores cenotes de Valladolid em Yucatán neste dia da viagem ao México de graça.

A partir daqui, vamos para o próximo cenote em Valladolid, que não é outro senão o Cenote Palomitas e o Cenote Agua Dulce, duas das mais recomendadas e as fotos que vimos, mais espetaculares, de onde estamos a aproximadamente 22 quilômetros .
Chegamos depois de viajar vários quilômetros por um trecho final que eles estão fazendo para unir esses cenotes à zona arqueológica de Ek-Balam e, após os últimos dois quilômetros, chegamos ao estacionamento onde estamos, novamente, que estamos completamente sozinhos. Portanto, sem pensar um minuto, vamos diretamente à bilheteria, onde pagamos 80 pesos por cada um deles.

Cenote de pipoca e cenote de água doce

O horário do Cenote Palomitas e Cenote Agua Dulce é das 8h às 17h e o preço é de 80 pesos por pessoa para cada um deles, que podem ser pagos separadamente ou em conjunto.

Acesso ao Cenote da Pipoca

Lemos que o cenote Palomitas é mais espetacular que o cenote Agua Dulce, então decidimos visitá-lo primeiro, aproveitando o fato de que não há ninguém para que possamos ter esse lugar incrível para nós.
Honestamente, não conseguiríamos descrever em palavras a sensação e o que vemos quando nossos olhos se acostumam à escuridão que encontramos quando acessamos as escadas. É por isso que acreditamos que é melhor deixar algumas fotografias que esperamos, mostrar mesmo que seja apenas um pouco de quão incrível é a natureza.

Cenote da pipoca

Cenote da pipoca

A verdade é que, após a experiência, temos que dizer que este é um dos melhores cenotes de Valladolid em Yucatán que tivemos a sorte de visitar e que ter a sorte de vê-lo sem ninguém foi a cereja do bolo.
Após um banho completamente sozinho e desfrutando deste lugar incrível, chegamos ao Cenote Agua Dulce, que você pode acessar de carro por um caminho de terra ou caminhar diretamente por outro caminho, pois fica a apenas 200 metros do Cenote Pipoca

Aqui encontramos outro cenote incrível com uma abóbada e uma estrutura um pouco maior que a anterior, mas igualmente impressionante, embora talvez um pouco mais artificial, pois em uma das áreas existe um tipo de plataforma, o que faz com que pareça menos natural, embora também seja verdade que a iluminação faz as fotos parecerem realmente incríveis.

Cenote de água doce

Cenote de água doce

Após a visita, onde passamos quase 1 hora entre os dois cenotes, o bilheteria recomenda que visitemos a cachoeira do cenote, também conhecida como cenote Xcanahaltun ou Xca'anjaltun, um cenote que praticamente ninguém visita e, portanto, Isso nos diz que é espetacular.
Sem dar muita credibilidade, mas a apenas 7 km daqui, decidimos nos aproximar antes de ir ao cenote Suytun, que é o nosso último cenote do dia.

Cenote Xcanahaltun ou Xca'anjaltun

Cenote Xcanahaltun ou Xca'anjaltun

Estacionamos na mesma entrada, que encontramos sem nenhum outro carro, e depois de pagar 90 pesos nas bilheterias, eles nos acompanharam por vários metros que nos separavam da entrada dois filhos de não mais de 5 anos, que juntos com uma lanterna nos iluminam enquanto descemos algumas pequenas escadas em espiral que nos levam a um dos melhores cenotes que nunca poderíamos imaginar.

Cenote Xcanahaltun ou Xca'anjaltun

Cenote Xcanahaltun ou Xca'anjaltun

Com uma impressionante cor de água totalmente cristalina, na qual é absolutamente incrível ver como a luz do sol filtra através das costas por um dos olhos no cofre e estando totalmente sozinha, chega a hora em que podemos dizer que nos sentimos incrivelmente afortunados por fazer o que fazemos e sermos capazes de viver o que vivemos.
Sem dúvida, é impossível descrever em palavras as sensações que tivemos, assim como é impossível descrever como o som da natureza, que aqui é o silêncio mais absoluto, parece querer explodir em nossos ouvidos.

Saímos daqui com uma incrível sensação de paz, que de alguma forma interrompe a conversa que temos com uma pessoa que cruzamos e nos diz que uma dessas empresas mais importantes do país, que não é outra senão a famosa Xcaret, está comprando vários cenotes na área para explorá-los como um parque temático, pagando aos proprietários de terras algumas quantias ridículas. Não sabemos se isso é verdade ou não, tudo o que sabemos é que, se isso é verdade, infelizmente é uma pena, pois lugares como esses, no meio da natureza, devem sempre permanecer assim.

Depois de uma hora no Xcanahaltun Cenote, quando são duas da tarde, decidimos seguir o último cenote do dia, que é o cenote Suytun, considerado outro dos melhores cenotes de Yucatán, mas ao mesmo tempo também um dos mais artificiais, por ter um tipo de plataforma que, embora seja muito fotogênica, ainda é muito comercial.

Chegamos lá depois de percorrer 22 quilômetros em 30 minutos, estacionando no estacionamento permitido, onde encontramos apenas mais alguns carros.

Suytun Cenote

Pagamos 90 pesos por pessoa e caminhamos cerca de 100 metros até chegarmos à entrada, onde encontramos o cenote mais artificial que já visitamos hoje, embora, como dissemos, a verdade é que é muito fotogênico, algo que lhe deu um especial Espaço do Instagram, sendo um dos cenotes mais vistos nesta rede social.

Suytun Cenote

Suytun Cenote

Deixamos um mapa com os diferentes cenotes de Yucatán que visitamos hoje, entre os quais Xkeken, Samula Cenote, Hacienda Selva Maya, Hubiku, pipoca, Agua Dulce, Xca'anjaltun e Suytun.

São praticamente duas e meia da tarde quando decidimos que terminamos o passeio melhores cenotes de Valladolid em Yucatán, retornando a Valladolid, para procurar um restaurante para comer.
Estamos a apenas 8 km da cidade, portanto, em menos de 10 minutos, temos o carro no estacionamento do Hotel Mesón del Marqués para ir diretamente ao restaurante El Atrio del Mayab, localizado em frente ao hotel, próximo à praça principal de Valladolid, onde pedimos um guacamole, alguns papadzules e um queijo recheado, água, cerveja, sobremesa e dois cafés por 510 pesos, preço que achamos super ajustado, tanto pela qualidade quanto pela quantidade.

Comer no restaurante El Atrio del Mayab

Acabamos de comer quando são praticamente cinco da tarde, e, vendo que horas são, aproveitamos a oportunidade para visitar Valladolid, esta cidade pequena e encantadora, que nos recebeu por três dias, mostrando-nos alguns dos lugares mais incríveis do México.

O que visitar em Valladolid

Queremos começar dizendo que Valladolid foi uma surpresa para nós. Lemos que é a terceira maior cidade de Yucatán, então esperávamos que seu centro histórico fosse mais difícil de cobrir, algo que, ao contrário do que pensávamos que fosse muito fácil de fazer, também praticamente em uma tarde.
Uma boa opção para aprender sobre a história e as curiosidades da cidade é reservar este passeio gratuito por Valladolid Free!

La Mestiza Park

Ponto nevrálgico da cidade, o Mestiza Park é o lugar perfeito para começar a descobrir Valladolid, além do local em que estamos seguros, você passará em vários momentos do dia.

La Mestiza Park

Calçada dos Frades

Sem dúvida, a rua mais bonita de Valladolid. Recomendamos que você o visite várias vezes em diferentes momentos do dia, pois ele muda com o passar das horas, sem perder um toque de charme.

Calçada dos Frades

Calçada dos Frades

Templo de San Bernardino e Convento do Sisal

Localizado no final de Calzada de los Frailer, o Templo de San Bernardino e o Convento do Sisal é um dos lugares que você não pode perder na cidade.

Templo de San Bernardino e Convento do Sisal

Depois de passear pelas ruas de Valladolid, algo que acreditamos ser essencial para conhecer a cidade, além de ser uma atividade ideal onde você pode passar algumas horas sem perceber, são 21h quando retornarmos ao Hotel Mesón del Marqués para o jantar e às 22h, caímos em nosso quarto e nos despedíamos dos sonhos de Valladolid, uma cidade que nos proporcionou momentos inesquecíveis.

Dia 34: Valladolid - Visite as ruínas de Cobá - Tulum

Pin
Send
Share
Send