Península de Snaefellsnes na Islândia

Dia 12: Hvammstangi - KOLUGLJUFUR - PENÍNSULA Snaefellnes: Stykkishólmur - Helgafell - Berserkjahraun - Grundarfjörður - Olafsvik - Hellinsadur - Saxhöll - Djúpalónssanur e Dritvík- Hellnar - Arnastapi- BEJARNARFOSS - Ytri-TUNGA - Borgarnes

Hoje é hora de acordar cedo, porque temos um dia mais completo depois de visitar Godafoss e a Península do Vatness ontem. Hoje é hora de ir Península de Snaefellsnes na Islândia, conhecido por ser o Cenário de viagem ao centro da Terra por Julio Verne.
Como hoje não tomamos café da manhã no Guesthouse Nedra-Vatnshorn, carregamos diretamente o carro alugado na Islândia e às 7:30 da manhã já estamos a caminho de Kolugljufur, um desfiladeiro que ontem não tivemos tempo de visitar e que apenas 5 minutos do nosso alojamento, não queremos deixar a oportunidade de nos encontrar.

Hoje, o sol está novamente marcado e desfrutamos de um céu completamente claro que nos acompanha até Kolugljufur.
Kolugljufur

Kolugljufur Canyon

Chegamos alguns minutos antes das 8 da manhã e, logicamente, com o horário em que não há ninguém e, apesar de estar um sol brilhante a 5 graus, não ajudamos muito a dar um passeio na área; portanto, depois de uma curta caminhada e vendo que o site não nos diz muito, para não dizer nada (esse é o problema de ver tantas maravilhas da natureza em uma viagem, que agora não somos capazes de admirar algo que é "menos" espetacular), estamos a caminho da primeira destino do dia, que nos levará ao Península de Snaefellness Através de Stykkishólmur, será a nossa porta de entrada para esta área que estamos tão ansiosos para visitar em nossa viagem à Islândia gratuitamente em 14 dias.
Seguimos a estrada até chegarmos a Bordeyri e dali seguimos pela estrada de cascalho 59 para Budardalur, para nos salvar de um bom desvio e, assim, ganhar algum tempo por dia.
À medida que nos aproximamos, as paisagens nos deixam cada vez mais de boca aberta, sem dúvida temos diante de nós, novamente, a perfeição da natureza.
Chegamos a Stykkishólmur na Península de Snaefellsnes às 10h45 da manhã e a primeira coisa que fazemos é parar em um padaria ter alguns doces com alguns cafés bem carregados por 1500 ISK que nos trazem de volta à vida após essas horas sem tomar café da manhã.

Stykkishólmur. Península de Snaefellsnes

Andamos pela cidade, que parece um set de filmagem, com algumas casas que nos lembram que adoraríamos nos aposentar um dia em um lugar como esse.

Igreja de Stykkishólmur

Às 11h30 da manhã, retornamos pela mesma estrada para fazer uma parada em Helgafell, o enclave mais curioso.

Igreja de Helgafell. Península de Snaefellsnes

Helgafell é uma montanha sagrada de 73 metros de altura, reverenciada pelos devotos do deus Por. Apesar de seu pequeno tamanho, a montanha era tão sagrada nos tempos das sagas que os idosos islandeses a retiraram quando estavam perto da morte.

Hoje, os habitantes locais acreditam que aqueles que escalam a montanha receberão um desejo. Claro, você não pode olhar para trás em toda a ascensão.

Vistas do topo de Helgafell. Península de Snaefellsnes

E, como queremos que nossos desejos sejam cumpridos, fazemos isso, suba os 73 metros da maneira que as instalações contam que seus três desejos serão cumpridos.

No topo de Helgafell

Não sabemos se os três desejos serão cumpridos, esperamos que sim, embora, no final, o que conta seja o momento e que tenha sido cumprido e ninguém possa tirar isso de nós.
São 12h15 quando voltamos para o carro e já seguimos pela estrada 54 até Berserkjahraun, um trecho pitoresco da Península de Snaefellsnes, que percorre um campo de lava que atravessamos na estrada 558, adequado para carros de passeio, mesmo que não pareça a olho nu e que nos permita ter uma melhor visão do local.

Atravessando Berserkjahraun. Península de Snaefellsnes

Berserkjahraun

Uma das paisagens que chamaram nossa atenção neste viagem à Islândia tem sido o impressionante campos de lava, como este em Berserkjahraun, que nos aproximaram de paisagens que parecem de outro mundo.

Como nossos pés afundam no musgo do campo de lava de Berserkjahraun

Com alguma tristeza, estamos nos afastando de Berserkjahraun e continuando nosso caminho para Grundarfjörður, uma pequena população de Península de Snaefellsnes, cercado por picos arredondados, situado em um lugar espetacular, a cerca de 12 quilômetros de Berserkjahraun.

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Islândia

- 10 dicas essenciais para viajar para a Islândia
- 50 coisas para ver e fazer na Islândia

No caminho, passamos muito perto de Bjarnarhöfn, o museu do tubarão, no qual não entramos, mas deixamos a crítica caso alguém esteja interessado 😉
Chegamos a Grundarfjörður às 13h15 e encontramos um enclave incrível cercado por montanhas, que sabemos que se o tivéssemos visto no primeiro dia em que chegamos, estaríamos de boca aberta o dia todo.

Vistas sobre Grundarfjörður

E é que a Islsndia tem um problema, pelo menos para nós. As paisagens e enclaves são tão incríveis que você acaba se acostumando com essa beleza e não as aprecia.

Grundarfjörður. Península de Snaefellsnes

Em Grundarfjörður, aproveitamos a oportunidade para colocar gasolina e fazer uma pequena caminhada antes de partir para o próximo ponto do dia Olafsvik, uma população sem muito apelo, mas que foi escolhida para comer hoje.
Estamos procurando um bar recomendado no Lonely Planet, Hobbiton, mas este desapareceu, então nos contentamos com um bar de fast food que fica no posto de gasolina, onde pedimos um par de pratos de peixe e batatas fritas com coca-cola e cafés por 4300 ISK.
Às 3 horas da tarde, já descansamos e carregamos energias e seguimos para o próximo destino: Hellisandur, a 7 quilômetros de Olafsvik, o único lugar de onde você pode ver a geleira Snæfellsjökull sob a qual o vulcão Snæfells está localizado.

Vistas da geleira Snæfellsjökull sob a qual o vulcão Snæfells está localizado

Após esta breve parada, vamos para o Cratera de Saxhöll, outro que queremos ver em nossa viagem à Islândia.

Cratera de Saxhöll

Embora a escalada seja fácil, quando cheguei ao meio, não consigo pensar em fazer outra coisa senão olhar para trás, algo que não deveria ter feito. Com a minha vertigem, não posso dar mais um passo, então tenho que deixar Roger continuar e me contento por ter vindo aqui.
A verdade é que as vistas de cima, Roger me mostra mais tarde na câmera, não são ruins, mas não são excepcionais; portanto, se você não quiser chegar aqui, a visita pode ser dispensável.

Vistas da cratera Saxhöll

A partir daqui, seguimos o caminho para o praia preta Djúpalónssandur, 15 minutos pela estrada 572 entre campos de lava incríveis que nos levam diretamente ao mar.
Chegamos e estacionamos em uma área habilitada e começamos fazendo o caminho Einarslón de 1,2 km que nos leva a campos de lava que entram no mar que nos deixam maravilhados.

Fluxos de lava incríveis em torno de Djúpalónssandur

Essas opiniões foram as melhores do dia. Temos praias incríveis aos nossos pés, que com um pouco mais de tempo teríamos desfrutado quando crianças.

Praia negra de Djúpalónssandur

Depois de um tempo passando por fluxos de lava, chegamos a outro praia de areia preta, Dritvík, onde ficam os restos de vários naufrágios. A areia preta é coberta com pedaços de metal enferrujado do navio de pesca inglês Eding, que naufragou em 1948 nessas águas.

Dritvík. Península de Snaefellsnes

São quase cinco da tarde quando estamos de volta no carro e é hora de ir para o próximo destino: Hellnar a 11 quilômetros de Dritvík.
Estacionamos na parte superior da vila e, assim que estacionamos, vemos algumas casinhas que nos levam a invejar inevitavelmente e de que maneira seus donos.

Hellnar

Depois de uma breve caminhada na única rua que pode ser percorrida, fazemos algumas paradas para ter algumas perspectivas de um lugar que achamos o lugar perfeito para passar alguns dias de folga ou por que não, alguns meses.

De Hellnar, seguimos a rota para Arnastapi, apenas alguns minutos, onde paramos para ficar curiosos para ver a monumento a Jules Verne isso com uma placa de madeira e um poste cômico indica as distâncias para as principais cidades através do centro da Terra.

Monumento de Bardur em Arnastapi

Não vemos muito mais do que o curioso monumento e, depois de uma caminhada, retornamos ao carro com destino a Bejarnarfoss, uma cachoeira localizada a 14 quilômetros de distância, o que nos leva a sair de Península de Snaefellsnes na Islândia.
Neste trecho da Península de Snaefellsnes percorremos a costa com belas vistas que continuam a nos surpreender, com alguns campos de lava, que, por mais que vemos, não nos cansamos.
Vemos a cachoeira à distância e, como tínhamos lido no guia, queremos nos apropriar da casinha à nossa frente.
Um enclave dos mais espetaculares.

Enclave espetacular de Bejarnarfoss

Continuamos com a nossa rota e, cerca de 5 minutos, encontramos o desvio para o Fazenda Ytri-Tunga, um lugar conhecido nessa área do Península de Snaefellsnes porque da praia você vê focas.
A verdade é que não tínhamos idéia de parar hoje para ver focas, mas, como temos tempo, desistimos de alguns minutos do dia para ver se temos sorte.
E nós o temos, embora apenas a meio caminho, já que apenas vemos um e distante.

Um selo em Ytri-Tunga, na península de Snaefellsnes

E agora são 18h15 da tarde e terminamos o dia abrindo caminho para Borgarnes, onde ficaremos esta noite.
Chegamos às 19h15 no Borgarnes Bed & Breakfast e, depois de acomodados, saímos para jantar.
Testamos em dois locais próximos e eles estão cheios, recebendo-nos, como já aconteceu algumas vezes nessa viagem, com muita relutância, algo que chama nossa atenção, já que eles não nos oferecem nem esperar alguns minutos até que Esvaziei uma mesa.
Acabamos em Virki Café um lugar incrível e parece que era "escrito"para nós com um ambiente que amamos.

Virki Café em Borgarnes

Aqui pedimos uma torta de frango e um bolo, mais cafés para 3200 ISK que devoramos antes de retornar ao nosso quarto para descansar e enfrentar o amanhã, que será o nosso último dia inteiro desse incrível viagem à Islândia.

Djúpalónssandur

Dia 13: BORGARNES - DEILDARTUNGUHVER - REYKHOLT - HRAUNFOSSAR - REIKIAVIK - LAGUNA AZUL - AEROPORTO DE KEFLAVÍK