Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Pin
Send
Share
Send

Dia 7: TANJUNG COLOCANDO O PARQUE NACIONAL DE BORNEO

Quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mmmm ... que barulho é esse? O despertador? Não pode ser. Será o orangotangos no Parque Nacional Tanjung Puting? Não, eles são gibões! Estamos no Borneo Tanjung Puting National Park!!! São 5 da manhã e já está amanhecendo. Nós acordamos da melhor maneira possível. Com os sons da natureza do Parque Nacional Tanjung Puting, na ilha de Bornéu. Nós acordamos da mesma maneira que dormimos ontem à noite!
Ontem, Rudi nos disse que sairíamos hoje às 7 da manhã para chegar ao local da primeira parada às 9 da manhã.
Então, depois de aproveitar nosso despertar por um tempo, pegamos as mochilas e imediatamente procuramos nosso quarto "grande".
Na noite passada, 2 meninos vieram desmontar nossa suíte em questão de 5 minutos, diga bom dia com um sorriso e retorne ao fundo do klotok.
É impressionante o tratamento que os guias da Parque Nacional Tanjung PutingEles são super atenciosos, mas ao mesmo tempo nos deixam nosso espaço e nossa intimidade.


Antes que percebamos, tomamos café da manhã na mesa.
E é melhor eu não explicar o que eles nos colocam, é melhor você ver:


Nosso café da manhã em Tanjung Puting

Eles nos estragam demais ... não podemos pedir mais! Isto é melhor do que qualquer hotel 5 estrelas !!
E como aconteceu ontem, quando embarcamos, quase sem perceber, eles ligam os motores e ligam novamente.
Apreciamos nosso café da manhã tomando o primeiro café do dia, enquanto vemos como o rio se estreita e cada vez que as margens são mais arborizadas.
Neste momento, lembramos que ontem não tiramos muitas fotos (não as contei, mas certamente que "não muitas" se referem a pelo menos 200 fotos!).
Portanto, sem pensar mais, pegamos as câmeras e nos dedicamos a derreter os cartões e as baterias na Parque Nacional Tanjung Puting.


Pondok Tangui Road. Parque Nacional Tanjung Puting

Não paramos de tirar fotos e, no momento em que paramos de tirar fotos, não sabemos onde nos colocar, para aproveitar ainda mais a viagem.


Apreciando o "caminho".Parque Nacional Tanjung Puting

1 hora para 9 e ancoramos em um pequeno cais. Aqui começa o caminho para Pondok Tangui, que é o primeiro acampamento que teremos acesso desde que estamos em Bornéu.
Quando Rudi nos diz que podemos sair, não sabemos o porquê, mas começamos a ficar nervosos e não podemos entrar em sapatos, tirar as câmeras ...
Apenas quando estou saindo do Klotok, eu ouvi "orangotangos”… E não acredito no que tenho à minha frente: um orangotango !!!!!
Grito para Roger o que está à sua frente e, por um momento, ele está tão paralisado quanto eu ... não os esperávamos tão cedo!
Não sei descrever como me sinto, é uma mistura de ilusão, alegria ... é incrível !! É a única coisa em que consigo pensar para descrever esse momento.
E parece que ele estava esperando por nós ... se você não se julgar:


Nós comemos com os olhos! Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Estamos lá por mais de meia hora, enquanto o guia explica algumas coisas para nós e estamos pasmos, não vamos mentir, prestamos pouca atenção a ele.
Não podemos parar de olhar, é a nossa primeira abordagem para orangotangos no Parque Nacional Tanjung Puting e achamos incrível estar tão perto.
Rudi, está dando bananas, para que ele se aproxime de nós.


Compartilhando espaçoOrangotangos em Tanjung Puting National Park

Antes de começarmos a entrar na selva, viramos e vemos nosso klotok "de fora" e, mesmo que pareça mentira, percebemos pela primeira vez a experiência que estamos vivendo. Uma experiência única de nossos viagem à Indonésia!!


Nosso alojamento por 3 dias

Um par de klotok começa a chegar e decidimos que é hora de começarmos a dar nosso primeiro passeio pela selva.
E encontramos uma imagem que não sabemos definir ...


"Pa chulito yo" ... "Você quer uma pose?"Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Começamos a turnê deixando para trás um sentimento de emoção que não esperávamos encontrar orangotangos ou pelo menos não tão cedo.

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Indonésia

- 10 lugares essenciais para visitar na Indonésia
- 10 dicas essenciais para viajar para a Indonésia

Após 5 minutos, nos encontramos diante do que será o segundo orangotango que vemos ... estamos gradualmente se aproximando e, neste momento, não sabemos se devemos olhar, tirar fotos, aproximar-nos ...


Sem palavrasOrangotangos em Tanjung Puting National Park

Depois de um bom tempo, voltamos ao nosso caminho e antes de ir para a plataforma onde eles alimentam o Orangotangos no Parque Nacional Tanjung Puting em Bornéu, passamos por uma área onde vemos plantas carnívoras.


Planta carnívora

Estamos no campo de Pondok Tangui, onde são apresentados Orangotangos de Bornéu reabilitados, mas ainda precisam de mãos humanas para comer.
Aqui esse show magnífico tem seu momento às 9 da manhã.
Nosso guia, ao nos aproximarmos, está emitindo sons (o que mais tarde explica como chamá-los, pois quando vem de longe, através das árvores, a estrada pode ser longa).
Quando chegamos, sentamos em bancos muito integrados na selva. Tomamos uma garrafa de água, já que o calor começa a prejudicar nossos corpos e estamos prontos para esperar ... enquanto mais turistas chegam.


Esperando na selva.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Após 15 minutos, começamos a ouvir os sons da selva, mas são aqueles que só tínhamos ouvido antes no cinema e, de repente, temos um grupo de cerca de 6-7 Orangotangos de Bornéu comendo na nossa frente
É uma experiência. Aqui podemos vê-los mais de perto e tirar todas as fotos que queremos.
Não é o mesmo que a experiência de vê-los na selva do Parque Nacional Tanjung Puting, como antes, mas é outra "maneira" de abordá-los.


O primeiro a chegar.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

O seu restaurante de 5 estrelas.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Aqui estamos como 45 minutos, tentando não perder detalhes do orangotangos, paralisado, com a boca aberta toda vez que vemos um novo gesto.
Não somos muitos turistas, talvez 7 ou 8, mas nada é ouvido, nem mesmo um murmúrio.


Retratos em preto e branco.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

E chega a hora em que eles nos dizem que é hora de voltar.
E é o que fazemos, mas não antes de virar pela última vez, tentando capturar a última imagem desses maravilhosos animais ...


Os últimos orangotangos em Tanjung Puting que veremos hoje

E com um calor de medo, seguimos para a nossa "casa".
E, como sempre, com experiências fantásticas, no final, quando você acha que não pode ver nada melhor, de repente, encontramos a melhor despedida ...


Nos despedimos?Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Quando chegamos ao klotok, não paramos de dizer que estamos impressionados com o que estamos vendo, imagino que eles estejam acostumados a essas reações, porque se não estão alucinando com nossos rostos de "tolos" ... hahaha
E, como sempre, nos surpreendem com mais comida: prepararam um segundo café da manhã para nós: café, coca-cola e biscoitos.
Se quando dizemos que querem nos engordar, não mentimos!
Continuamos navegando no rio por mais uma hora e nos voltamos para um dos afluentes do rio que nos levará ao acampamento de Leakey, onde veremos mais orangotangos.
Quando entramos neste afluente, de repente, a água fica preta, através dos sedimentos. O reflexo das árvores é extremamente perfeito.
Rudi nos diz que enquanto navega por essas águas, é hora de tomar banho, pois a água é muito mais limpa e adequada para a higiene.


A paisagem perfeita

Agora que chegamos a esse ponto, nos encontramos novamente com nossos amigos, os macacos-narigudo e paramos novamente por um tempo, para observá-los de perto.


Narizes

De repente, todo o pessoal do klotok aparece e começamos a apontar para o topo de uma árvore.
Eles nos explicam que é um macaco muito selvagem, que custa muito para ver e está em perigo de extinção.
E percebemos que o que eles dizem é verdade ... eles se parecem Orangotangos no Parque Nacional Tanjung Puting em Bornéu, mas em pequenas!


Um orangotango anão?

Após essa parada por mais de 30 minutos, eles também nos mostram onde há um crocodilo (o que não vejo), porque no momento ele está submerso pelo ruído do motor.
Continuamos percorrendo o rio e aproveitamos para tirar uma foto.


O melhor hotel do mundo

Quase sem perceber, chegamos ao acampamento Leakey.
Lá vemos que há mais klotkot e é um dos acampamentos de orangotangos mais importantes.
Antes de descermos, já começamos a ver um orangotango na entrada do píer.
E com esse impressionante cartão postal, eles nos servem comida ...


As vistas que temos ao comer em nosso restaurante 5 estrelas

Então, imagine, não um restaurante Michelin de 3 estrelas! Ou o que seja ...
Acabamos de comer e tomar um café, quando o nosso guia nos diz que temos que atrapalhar, neste acampamento, a comida é dada às 2 da tarde e ele não quer se atrasar.
Então, antes de 1, saímos do Klotok e seguimos em frente.
Atravessamos vários Orangotangos de Bornéu, alguns deles com menos timidez do que outros, dos quais podemos abordar um pouco, desde que nosso guia nos deixe.
Embora já estivéssemos perto de alguns, ainda é uma experiência diferente e emocionante.


Você aperta minha mão?Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Começamos a entrar na selva e encontramos um dos momentos que mais nos excitam.
Estamos bem na frente de uma mulher com a jovem, a menos de 1 metro de distância, que parece estar posando para tirarmos as fotos.


Olhos grandes.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Que rosto bonito.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Cartão postal incrível.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Depois de um tempo caminhando pela selva, chegamos ao centro propriamente dito.
Lá nós conhecemos alguns Orangotangos de Bornéu que eles estão mais acostumados com os seres humanos e se aproximam de outra coisa, mas dessa forma mostra que é por causa da proximidade com os seres humanos.
Alguns deles, como esperado, “fazem coisas fofas” que ainda são um momento para fotografar a câmera sem parar.


Monerías.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Estamos nos divertindo e depois estamos no caminho para as plataformas onde eles são alimentados, mas no caminho encontramos o momento mais emocional que experimentamos até agora. viagem à Indonésia.
Uma imagem vale mais que mil palavras:


O momento mais emocionante.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Depois de viver um momento incrível, chegamos à plataforma onde eles os alimentam e quando o garoto que traz as bananas e o leite chega (eles também dão leite), um dos melhores shows que já vimos começa: como se Era um filme, as árvores começam a se mover e começam a aparecer Orangotangos de Bornéu. Cada vez mais…
Se eu não pudesse ver com meus olhos, nunca teria acreditado.
Com essa visão, ficamos mais de uma hora.
Alguns partem, outros vêm ... e então, com a boca aberta, estamos observando.


Como em um documentário

Uma das melhores imagens do dia

Depois que quase todo mundo se foi, começamos com um certo desejo.
É o nosso último passeio e não vimos Tom, o orangotango masculino nesta área.
Dizem que é muito difícil ver ...
No caminho atravessamos um par de orangotangos com seu filho, ao qual nos aproximamos um pouco mais do que o normal ... menos um, que é ele que se aproxima de Roger para remover a garrafa de água!
E ele consegue ... quem quer ou pode se opor a esse pedido?
Estamos quase chegando ao acampamento, quando um guia diz ao nosso que Tom está em uma das estradas. E lá vamos nós!
Ficamos chocados. É impressionante. Enorme e ao mesmo tempo macio.
E aqui é quando "derretemos" ... não paramos de tirar fotos e nosso guia nos permite chegar a uma distância não superior a 1 metro ... quase assustador olhar para o rosto dele, mas o fazemos e entendemos por que descemos deles.


Tom

Posando ao lado de Tom.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

Rudi insiste que podemos nos aproximar um pouco mais e prestamos atenção, embora no momento tenhamos que nos aposentar, porque Tom decide que é hora de se aposentar do nosso lado.
E, para substituir sua empresa, abordamos uma das mulheres que passou mais anos no acampamento da Parque Nacional Tanjung Puting.


Retratos em Bornéu.Orangotangos em Tanjung Puting National Park

E depois dessas fotos, vemos uma das cenas mais cômicas desses três dias.
Rudi decide colocar uma banana na boca e vemos como no momento a fêmea se aproxima, primeiro tentando tirá-la com as mãos e finalmente concordando em abordar a boca e comê-la diretamente.
Aproveitando a situação, digo ao Roger para conectar a câmera novamente e tirar uma foto!


Que fofo !!

Depois disso, empolgados e sem querer sair ainda, estamos a caminho do Klotok e nos despedimos do Orangotangos de Bornéu.
Nós viramos nossas cabeças, até a distância ... nós os vemos desaparecer.
Foi uma experiência impressionante de viagem à Indonésia, que repetiríamos com os olhos fechados.
E como aconteceu conosco esta manhã, não poderia terminar assim ... antes de embarcar novamente, encontramos a princesa e o maior orangotango do campo.
Duas gerações juntas e nós ...
E com essa imagem que embarcamos, desta vez já voltamos a Kumai.
Como amanhã temos o vôo muito em breve, eles nos dizem que hoje navegamos até um pouco mais tarde, para atracar e dormir perto do rio principal do rio. Parque Nacional Tanjung Puting e assim estar mais perto do porto.
E quase sem perceber, vemos o pôr do sol e o crepúsculo ... e é noite fechada, mas com uma impressionante lua cheia, que ilumina o rio.
E não apenas a lua, mas também os vaga-lumes. Estamos em uma área onde milhões são contados e você decora suas palmas como se fossem árvores de Natal.
Navegamos até as 8 da tarde e, depois de amarrados, eles nos fazem o mesmo ritual ... jantar (desta vez apenas com os pratos que eles viram que mais gostamos) e o quarto.
Por que não dizê-lo, vamos dormir cercados por pequenas luzes, pequenas estrelas que nos acompanharão em nosso sonho ... com elas nos despedimos de Bornéu ... até amanhã!


Até logo!!
Dia 8
TANJUNG PUTING - PANGKALANBUN - SEMARANG - SOLO

Pin
Send
Share
Send