FRENTE A FRENTE COM MONTAGEM DE COZINHA

De longe, visto do lago Pukaki, o Monte Cook se eleva imponente no horizonte acima de seus irmãos mais novos nos Alpes da Nova Zelândia. Não é em vão, Mount Cook, ou Aoraki Em maori, é o pico mais alto de toda a Nova Zelândia, com mais 3.700 metros. Não queríamos perder a chance de nos aproximar dele e ver se de seus pés ele realmente impunha tanto, então esse era o nosso próximo destino.

A estrada que percorre 50 km entre o Lago Pukaki e a pequena vila montada nas proximidades do Monte Cook (simplesmente chamada Mt Cook Village) Já é um verdadeiro show em si. Pode ser uma das estradas panorâmicas mais bonitas que já percorremos em todo o país. É claro que toda vez que saímos para tirar uma foto, um nariz frio nos atingia, então preferimos apreciar as vistas de dentro do carro.

Alguns quilômetros antes de chegar à cidade, há uma curva à esquerda que leva a um abrigo em uma estrada de cascalho por 8 km. Foi a nossa primeira parada. A partir daqui, algumas estradas partem para ver as esplêndidas vistas da Tasman valley e de Geleira e lago Tasman. Há também uma pequena rota que atinge o Lagos azuis, embora tivessem pouco azul ...

Dirigimos o que era dirigido e chegamos à pequena cidade, que é praticamente quatro acomodações meio surradas e um pedaço de hotel, o Hermitage, com muitas histórias de alpinistas desde que foi inaugurado em 1884. Mas o importante é que os trilhos que partem daqui e viajam pelo vales deste maciço montanhoso. Um deles (possivelmente o mais famoso) é o de Hooker valley até o Geleira Hooker. A estrada atravessa este vale seguindo o rio que sobe na geleira com o mesmo nome, tendo sempre como referência o Monte Cook. Ou pelo menos presumimos que no dia em que nuvens densas cobrissem todo o panorama, pudéssemos apenas intuí-lo ... mesmo assim, aproveitamos ao máximo, o ambiente é espetacular!

Embora seja melhor não esperar uma geleira de verdade no final da estrada. O que descobrimos foram alguns pedaços de gelo flutuando no lago, mas o instantâneo não é feio ... É claro que é aqui que eles fazem o vento, porque todo o caminho e, nesse ponto, especialmente as rajadas de vento, quase nos jogam de volta! De volta a um dos nossos cantos favoritos da Nova Zelândia, às margens do lago Pukaki, com Aoraki à distância e as estrelas acendendo, nos despedimos desse pico majestoso, protagonista de uma bela lenda maori: "Segundo uma lenda maori, Aoraki, um dos quatro filhos de Rakinui," Father Sky ", estava viajando com seus três irmãos por Papatuanuku," Mãe Terra ". Nestes, sua canoa encalhou em um recife e tombou. Aoraki e seus irmãos escalaram a quilha da canoa, mas o vento gelado do sul os congelou, transformando-os em pedra. Diz a lenda que a canoa se tornou Te Waka, a ilha sul da Nova Zelândia e os aventureiros eles se transformaram no sul dos Alpes da Nova Zelândia, sendo Aoraki, o mais alto dos irmãos, a maior elevação da ilha, Mount Cook.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Faixas:

• Geleira Tasman e Blue Lakes: parte do abrigo Blue Lakes. Para chegar, você deve desviar alguns quilômetros antes de chegar à cidade à direita e percorrer uma estrada de cascalho por 8 km. Uma vez lá, existe um caminho que sobe uma colina e depois se divide em duas, à direita em direção ao lago Tasman e à geleira e à esquerda em direção aos lagos azuis. Ambas são estradas fáceis e são percorridas em 10 ou 15 minutos.
  • Hooker Valley: além da cidade, fica o acampamento do DOC "White Horse Hill", mediante taxa. De lá, caminhe por este vale incrível em direção ao Monte Cook, até chegar ao glaciar. O percurso é simples, atravessando várias pontes sobre o rio Hooker. No total, são cerca de 5 km feitos em uma hora e meia aproximadamente. Calcule cerca de 3 horas no total de ida e volta. Mais informações aqui.

Dormir: Não ficamos no Mt Cook Village porque não há parques de campismo gratuitos, voltamos ao lago Pukaki.