GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA UXMAL NO MÉXICO

Pin
Send
Share
Send

As ruínas da antiga cidade maia de Uxmal, ao sul de Mérida, são as mais impressionantes da Península de Yucatán e uma visita indubitável em sua viagem pelo México. Aqui, falamos mais sobre esse incrível local histórico (para nós, o melhor!).

Uxmal foi habitada desde 500 aC. e de acordo com a etimologia de seu nome, ele teve que ser re-fundado 3 vezes. Está localizado na chamada "Rota Puuc", onde existem outros locais desse estilo arquitetônico, embora Uxmal seja o maior expoente. Traços de outros estilos do interior do México, como Toltec ou Olmecas, também são distinguidos em seus edifícios.

A cidade era habitada pelo povo maia dos Tutul Xiues, que, juntamente com os Itzaes de Chichen Itza e os cocomes de Mayapán, controlavam toda a Península de Yucatán. Antes da chegada dos espanhóis, no século XVI, foi abandonado como o resto das cidades maias.

* Vídeo de inah.gob.mx

Uxmal está localizado 90 km ao sul de Mérida. A estrada está em muito bom estado, é uma estrada onde quase não há tráfego.

Na entrada, você verá um mapa onde eles são desenhados duas rotas Recomendado: o curto e o longo. Na verdade, não há muita diferença entre os dois, simplesmente o comprimento atinge a área do grupo de cimento. Fizemos um pequeno tour, com esta ordem de visitas:

- Assim que você cruza os guinchos de entrada, há um caminho que vai diretamente para o Pirâmide do Cartomante. O que você tem na frente é a fachada leste.

- Você pode colocá-lo à direita para dar a Quadrilátero dos Pássaros e contemplar a fachada oeste, a principal e mais espetacular.

- De lá, atravessa uma porta típica do triângulo maia e caminha em uma ampla saliência, até chegar à entrada do Quadrilátero da Freira, na parte sul. Este é provavelmente o edifício mais interessante de todos. Passe um bom tempo analisando suas quatro fachadas diferentes e seus relevos. Você pode subir para a parte do meio de uma das paredes.

- Saia novamente pela porta sul e siga em direção à Jogo de bola, pelo qual você passará. Um dos aros é preservado onde eles tiveram que introduzir a bola no jogo, na parede à sua direita.

- Bem na sua frente, e atrás de uma área arborizada, ergue-se o enorme Palácio do Governador, outro dos edifícios mais importantes. Mas antes de subir, olhe para um templo perto de um de seus cantos, é o Casa das Tartarugas.

- Agora, suba os primeiros degraus e vá para o lado leste, onde você verá outra escada que sobe para o Palácio do Governador. Do terraço, você terá a antiga cidade de Uxmal sob seus pés, exatamente como o chefe-chefe da época.

- Como no resto dos edifícios, neste você também pode ver belos relevos de deuses em suas paredes. Volte a descer a escada leste e observe dois elementos na esplanada: um deles é o Santuário do Pelourinho (com um altar em forma de coluna) e os Trono do Jaguar (com a escultura de uma onça de duas cabeças).

- Agora não retorne de onde você veio, mas continue a cercar o Palácio do Governador em sua área sul até chegar ao Grande pirâmide. O rosto onde estamos, que você pode subir, é o que é restaurado e, portanto, o que vale a pena visitar. Do alto, as vistas panorâmicas não são tão impressionantes quanto as do palácio, mas atingem o calor da escalada, maj @! Antes de chegar à pirâmide, existe um caminho à sua esquerda que atinge o Casa velha. Nós não fizemos isso.

- E novamente desça e, antes de retornar, você pode visitar o Casa das Pombas e se você quiser, também o grupo cemitério. De volta à entrada, deixe o jogo de bola à sua esquerda e atravesse um belo prado que o direciona para a face da pirâmide da cartomante que você ainda precisava ver, passando pelo um templo com colunas e finalmente chegando à saída, ponto de partida da visita.

No total, levamos cerca de duas horas ao fazer esse passeio, sem um guia.

A entrada total é de 234 pesos (cerca de 10 euros), dividido em dois bilhetes: um dos 70 pesos desde a entrada do parque e outros 164 pesos para o governo de Yucatán.

Se você assistir ao show de luzes e sons, o preço é de outros 92 pesos (cerca de € 4).

Estes são os edifícios que você não pode perder em sua visita a Uxmal:

Pirâmide do Cartomante

É o maior edifício do local, com uma altura de 35 metros, e o mais importante. Tem uma característica que o torna único no mundo maia: sua planta oval. Esse fato faz com que só tenha duas faces importantes, a voltada para o leste e a voltada para o oeste, a mais ornamentada das duas, com elementos geométricos e mosaicos. Nesta fachada, foi construída uma escada que sobe ao templo superior, ladeada por máscaras do deus Chaac, o deus da chuva. O acesso principal ao templo superior é através de uma porta enorme, que simboliza a boca aberta do deus Chaac, cheia de mosaicos decorativos.

Quadrilátero das Freiras

É provavelmente a construção mais peculiar que vimos em um site maia. É uma espécie de pátio quadrado erguido sobre uma enorme plataforma, com cerca de 120 metros de lado. Fachadas com diferentes elementos decorativos e salas pequenas são erguidas de cada lado. O lado norte é o mais alto de todos, e do alto de suas escadas você pode ver como o Palácio do Governador fica do outro lado. É o melhor ornamentado de todos, mas não perca de vista a decoração de todo o recinto: máscaras de deuses, cabeças, macacos, cobras, figuras humanas ...

Jogo de bola

Como em todas as cidades maias, você não pode perder uma quadra para praticar o jogo. É um terreno plano em cujos lados se erguem duas paredes paralelas, sobre as quais um anel de pedra é colocado no topo. Cada equipe foi organizada em uma extremidade e o jogo consistiu em tentar introduzir uma bola de borracha sólida no aro, usando apenas quadris, cotovelos e joelhos. Embora à primeira vista pareça inofensivo, os chefes dos participantes dependiam do sucesso ou fracasso deste jogo.

Casa das Tartarugas

À primeira vista, parece um templo simples, sim, muito bem preservado. O interessante sobre ele são as decorações que estão em seus frisos. Se você prestar atenção, verá muitas conchas de tartarugas. Agora você sabe de onde vem o nome dele.

Palácio do Governador

Na parte mais alta do recinto fica este palácio dividido em três estruturas, colocadas em uma gigantesca plataforma de quase 100 metros de comprimento. Uma escada central chega a uma grande saliência onde você pode caminhar e onde os três edifícios principais repousam. Os melhores exemplos de escultura maia provavelmente são contemplados nos frisos. Olhe para a figura acima da entrada principal, corresponde a uma régua que veste um imponente cocar coroado com cobras de duas cabeças.

Este edifício seria a casa dos governantes da cidade, de onde eles poderiam contemplar todos os cantos de seus domínios. De fato, a partir daqui você tem as melhores vistas da zona arqueológica maia de Uxmal.

Santuário da Picota e Trono da Onça

Na esplanada em frente ao Palácio do Governador, encontramos esses dois elementos muito interessantes. O Adotorio de la Picota é um monólito de forma fálica que se destaca em uma base quadrada de pedra, embora na verdade represente o tronco do ceiba, a árvore maia sagrada, que conecta o submundo ao submundo. O Trono de Jaguar é uma pequena escultura de duas onças unidas pelo tronco de seu corpo.

Grande pirâmide eCasa das Pombas

Não pode competir com o resto dos edifícios, mas subir sua fachada íngreme até o topo é uma grande aventura (embora você comece mais ou menos no meio). Esta escada é a única acessível, pois é a que foi reabilitada. No nível superior, com 30 metros de altura, existe um templo, chamado Templo das Araras, para decoração desta ave. Embora seja estranho, as vistas daqui de cima não são muito, mas recomendamos a subida.

Na parte traseira da pirâmide fica a chamada Casa de las Palomas, o único lado que se conserva do que seria um pátio de 140 metros de lado. Seu design é muito peculiar, o nome deixa claro.

Último templo com colunas

Embora não haja informações sobre esse último edifício, a foto é legal, não é?

- Uxmal nem sequer tem a concentração de pessoas O que há em Chichen Itza. Nem se torna um mercado de pulgas no meio da manhã, com as barracas vendendo lembranças. É tudo muito mais silencioso e pode ser apreciado em paz. Com isso, queremos dizer que, embora o ideal seja chegar cedo (se você fizer às 8 da manhã, quando for aberto, melhor do que melhor), nada acontecerá se você vier em outros momentos, além dos quais gastará calor.

- Chegamos às 9:30 da manhã e, quando saímos, cerca das 11:30 se mais pessoas estivessem entrando, mas, como dizemos, nada de mais.

- o horário É das 8 da manhã às 5 da tarde, todos os dias do ano.

- Ao entardecer de cada dia, há uma show de luzes e sons (92 pesos) que é projetado no Quadrilátero das Freiras e conta as histórias e lendas maias relacionadas a esse lugar. Dura 45 minutos e pode ser interessante para entender melhor a cultura maia. Nós não fomos.

- Antes de entrar no parque, há uma área comercial onde você pode comprar água fria, embora você já saiba que nesses locais os preços são mais altos, então traga sua própria água!

- o estacionamento É muito perto da entrada e custa 30 pesos.

- As melhores vistas Eles são obtidos no Palácio do Governador, sem dúvida. Há também vistas interessantes de outra perspectiva Uxmal do topo da fachada norte do Quadrilátero da Freira. Por outro lado, da Grande Pirâmide, por incrível que pareça, o panorama não é totalmente limpo, mesmo que você suba para descobrir.

- Se você visitar Mérida e precisar retornar, uma idéia interessante é fazê-lo pelo rota dos conventos depois de passar por Uxmal ou fazer o Rota de Puuc. Existem também outras ruínas viárias, as de Mayapán, menos conhecidas e importantes, mas ficamos muito surpresos (entre outras coisas, porque estávamos sozinhos).

- Mais informações em seu site oficial.

  • COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE COBÁ NO MÉXICO
  • COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DO TULUM NO MÉXICO
  • GUIA DE VISITA À ÁREA ARQUEOLÓGICA DE CALAKMUL, NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE EDZNÁ NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA UXMAL NO MÉXICO
  • COMO VISITAR O PARQUE ARQUEOLÓGICO MAYAPANO NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR CHICHÉN ITZÁ: AS RUÍNAS MAIAS MAIS FAMOSAS DO MÉXICO
  • VISITA ÀS RUÍNAS MAIAS DE EK BALAM

Até aqui nossa guia para visitar a zona arqueológica de Uxmal, uma das ruínas maias mais importantes da Península de Yucatán, no México. Esperamos que ajude você a planejar sua viagem!

Economize em sua viagem

Passagens aéreas voos para o México: bit.ly/2Oin75W

Alojamento barato no México: booki.ng/2PsP5lb

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: aqui

Actividades e excursões no México: bit.ly/2Jt3wzi

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2PxxcRn

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Pin
Send
Share
Send