VISITA AO KASBAH TELOUET E ROTA ATRAVÉS DO VALE DE OUNILA

Pin
Send
Share
Send

Anoitecer em um terraço em Marrocos. Um chá com hortelã esfria sobre a mesa, enquanto a chamada à oração do muezzin começa a tocar do alto do único minarete desta pequena cidade. As fachadas de adobe desaparecem gradualmente e resta apenas luz para iluminar o Ksar de Ait Ben Haddou. Para nós, um show maravilhoso. Para as crianças que jogam futebol descalço, mais uma tarde de verão. Assim terminou o primeiro dos dias de viagem em Marrocos, o que nos levou de Marraquexe para Ait Ben Haddou, com uma visita ao Kasbah de Telouet e eu atravesso a linda Vale de Ounila.

Depois, contamos as visitas essenciais e o passeio que fizemos.

O dia começou fresco, como todo mundo, mas esperávamos 35 graus ao longo do caminho. Pegamos nosso carro alugado (doravante: “datil”) e logo entramos na N9 na direção sudeste, para enfrentar a passagem mais alta da montanha em Marrocos: Tizi n'Tichka, a mais de 2.200 metros de altura. Em meados de setembro por aqui, nem sequer esfria, embora possamos assumir que no inverno a decoração muda a cor vermelha e preta das montanhas rasgadas por um branco puro. Estamos atravessando a cordilheira mais importante de Marrocos, o Atlas, com picos acima de 4.000 metros. O que? Você achou que tudo estava deserto no Marrocos? Não no caminho!

À medida que subimos, o panorama está mudando e a estrada se torna mais sinuosa. Nada para se preocupar. Barracas em ruínas vendendo tâmaras, mel, óleo de argan, geodos e fósseis aparecem nas laterais. Parece mentira, mas tudo isso, há alguns milhões de anos, estava coberto pela água do oceano. O que podemos ver hoje do topo desta passagem de montanha é uma tremenda vista sobre o Alto Atlas e suas paisagens áridas.

Não continuaríamos muito na N9, a poucos quilômetros do topo, vire à esquerda na direção de Telouet. Lá, esperaríamos um dos kasbahs mais bonitos de toda a nossa viagem pelo Marrocos.

O Kasbah Telouet Era o centro do poder do clã Glaoui, uma das famílias mais poderosas do Marrocos antes de sua independência do protetorado francês. O paxá, ou governador desses territórios, conseguiu ser uma das figuras mais influentes do país na época, graças às boas relações que mantinha com os franceses. E o centro desse poder era seu palácio, sua kasbah. Quando o Marrocos conseguiu quebrar a subordinação à França, em 1956, o grande Senhor do Atlas era considerado um traidor, e desde sua morte seu Kasbah foi abandonado e quase esquecido. Alguns anos depois, foi decidido restaurar uma sala magnífica, com tetos e portas de madeira esculpida, arcos de gesso cheios de detalhes e piso frio… E estava voltando: já está nos mapas turísticos 🙂 A verdade é que é um passe!

Para visite o Kasbah Telouet você precisará ir ao local indicado como Estacionamento (em Maps.me) e aí você pode sair do carro. Depois, caminhe cerca de 100 metros ao longo da estrada até chegar à entrada. O preço é de 20 dirhams que são pagos ali (há apenas um bilhete). Você passará por alguns pátios e, no último, precisará entrar em uma torre e subir as escadas. No nível intermediário, se você atravessar um corredor branco, chegará ao famoso salão. Então você pode continuar subindo as escadas para alcançar o telhado, com boas vistas. Na área de estacionamento, você pode ser contatado por um guia para fornecer seus serviços (50 dirhams) e tentar convencê-lo de que você sozinho não poderá encontrar a sala ... Pior, é realmente muito fácil!

Tínhamos a dúvida se poderíamos continuar ao longo desta estrada secundária para Ait Ben Haddou ou se deveríamos desfazer os 11 km até a saída e continuar na N9. Por isso, sempre olhamos para o horizonte, esperando o cinza do asfalto ficar marrom em uma pista de terra. Isso nunca aconteceu e, em vez disso, encontramos um estrada panorâmica do melhor que nos lembramos!

A rota continuou através do Vale de Ounila, que mistura o vermelho intenso da cor da terra com o verde dos pequenos oásis que nascem onde o rio não se parece mais com um rio, mas ainda permite a vida. Enquanto isso, espirrando nas encostas da montanha, algumas aldeias berberes. Eles parecem simples aldeias abandonadas, um punhado de casas irregulares que se misturam com o ambiente como se não quisessem atrair atenção. E de repente, entre eles, destacam-se as ruínas de uma antiga Kasbah ou o minarete de sua mesquita. Algumas dessas aldeias são Admitir, Assaka e sua bonita mesquita, Douar ou Tamdakhte.

Uma visita que recomendamos, mais ou menos no meio da seção entre Anmiter e Ait Ben Haddou, é uma visita ponto panorâmico à direita, marcada com sinais bastante improvisados, de onde você verá o vale sob seus pés. Lá você também será recebido por um homenzinho muito simpático que o convidará a dar uma olhada em sua barraca de bugigangas. Se você tem alguns dirhams e deseja comprar algumas lembranças, não vemos um lugar melhor.

Após 5 horas de estrada chegamos a Ait Ben Haddou, deixamos nossas mochilas em nossas acomodações e saímos para explorar os arredores desse famoso enclave, aos pés do Atlas. Descemos para o leito do rio e de lá temos a primeira imagem do magnífico Ksar de Ait Ben Haddou. Deixamos a visita para a manhã do dia seguinte, por enquanto aproveitamos um terraço para tomar chá ... a comida está a caminho.

Aqui nós dizemos como visitar Ait Ben Haddou gratuitamente e com passeios organizados de Marrakech

Distância e mapa de rotas

180 km

Onde dormir em Ait Ben Haddou

Ficamos no albergue La Baraka, na mesma rua principal da cidade. Existem várias acomodações para todos os gostos e bolsos, de riads (como o Riad Maktoub) com piscina a locais mais modestos. Estamos confortáveis ​​neste

Onde comer em Ait Ben Haddou

Jantamos no Restaurante dos Namorados (também possui quartos). Nós comemos como reis! Eles têm menu para 110-120 dirhams com sopa ou salada marroquina, prato principal, chá e frutas. As porções são enormes e tudo foi muito bom. Ficamos no terraço, não fica na primeira linha do leito do rio, mas você pode ver um belo pôr do sol sobre o Kasbah.

Economize em sua viagem

Passagens aéreas Barato para Marrocos: bit.ly/2lLTv8O

Alojamento Barato em Marrocos: bit.ly/2p2aoNc

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: aqui

Actividades em espanhol no Marrocos: bit.ly/2l71f53

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2xGxOrc

Compare preços no aluguel de van: bit.ly/2IFbMeB

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Livros e guias de viagem: amzn.to/2lIrtLx

Todos os nossos artigos sobre Marrocos

Pin
Send
Share
Send